Lisador Colica 20 Comprimidos

  • Fabricante: Cosmed Industria De Cosmeticos E Medicamentos S.a. - 61082426000207
  • Categoria: Cólica
  • Princípio ativo: Dipirona,Escopolamina
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Lisador ® Cólica é indicado para o tratamento dos sintomas de cólicas intestinais, estomacais, urinárias, das vias biliares, dos órgãos sexuais femininos e menstruais.

  • Como este medicamento funciona?

    Lisador ® Cólica tem ação antiespasmódica, agindo sobre as contrações dolorosas e aliviando de forma rápida e prolongada as cólicas, dores e desconforto abdominais. Possui também importante propriedade analgésica, o que faz com que diminua a percepção da dor. O medicamento faz efeito logo depois de tomado e seu efeito dura por 6 a 8 horas.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Você não deve usar Lisador ® Cólica se tiver alergia a analgésicos semelhantes à dipirona (como isopropilaminofenazona, propifenazona, fenazona, fenilbutazona), ao butilbrometo de escopolamina ou a algum outro componente do produto. Isto inclui, por exemplo, o desenvolvimento de agranulocitose após o uso destas substâncias. O uso também não é indicado se tiver asma induzida por analgésicos, ou se desenvolver reações anafilactoides ou broncoespasmo após tomar analgésicos (como paracetamol, salicilatos, diclofenaco, ibuprofeno, indometacina ou naproxeno). Você também não deve usar Lisador ® Cólica se tiver comprometimento da medula óssea, deficiência genética da enzima glicose-6-fosfato-desidrogenase, porfiria hepática aguda intermitente, glaucoma, aumento da próstata, estreitamento da passagem do conteúdo no estômago e intestinos, íleo paralítico, megacólon, taquicardia, miastenia gravis, se estiver no terceiro trimestre de gravidez ou amamentando.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Dores abdominais de causa desconhecida: se a dor abdominal forte e de causa desconhecida persistir ou piorar, ou estiver associada a sintomas como febre, náusea, vômito, alterações no movimento e ritmo intestinais, aumento da sensibilidade abdominal, queda da pressão arterial, desmaio ou presença de sangue nas fezes, você deve procurar um médico imediatamente.

    Reações hematológicas: se ocorrerem sinais de alterações sanguíneas importantes, como agranulocitose, anemia aplástica, trombocitopenia ou pancitopenia, você deve interromper imediatamente o tratamento e seguir as orientações de seu médico para a realização de possíveis exames laboratoriais, como hemograma.

    Reações anafiláticas/anafilactoides: o risco de reações alérgicas graves é maior em pacientes com síndrome asmática induzida por analgésicos ou intolerância a analgésicos. É necessária cautela quando Lisador Cólica for utilizado por pacientes com asma ou alergia atópica.

    Reações hipotensivas isoladas: Lisador Cólica pode provocar pressão baixa, especialmente em pacientes com condições que os predisponham a este risco.

    Reações cutâneas graves: foram relatadas reações cutâneas graves, como Síndrome de Stevens-Johnson e Necrólise Epidérmica Tóxica, em pacientes que utilizaram dipirona.

    Sangramento gastrintestinal: foi relatado sangramento no aparelho digest

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    Para o uso do medicamento Lisador Cólica, o comprimido revestido deve ser administrado via oral. O medicamento é indicado para o tratamento dos sintomas de cólicas intestinais, estomacais, urinárias, das vias biliares, dos órgãos sexuais femininos e menstruais. O efeito do medicamento começa logo após a administração e dura de 6 a 8 horas.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso de LISADOR CÓLICA pode causar vários males, incluindo:

    • Alergias: Reações anafiláticas e anafilactoides, especialmente em pacientes com asma induzida por analgésicos.
    • Efeitos hematológicos: Como agranulocitose, anemia aplástica, trombocitopenia e pancitopenia.
    • Reações cutâneas graves: Como Síndrome de Stevens-Johnson e Necrólise Epidérmica Tóxica.
    • Problemas gastrointestinais: Como sangramento gastrintestinal.
    • Pressão arterial baixa: Pode ocorrer hipotensão e choque.
    • Aumento da pressão intraocular: Em pacientes com glaucoma.

    Se você estiver em dúvida sobre qualquer sintoma ou reação adversa, consulte um médico.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Se ocorrer o uso de uma quantidade maior do que a indicada de LISADOR CÓLICA, deve-se interromper imediatamente o tratamento e consultar um médico. É importante buscar orientação profissional para a realização de exames laboratoriais e monitoramento, especialmente se houver sinais de alterações sanguíneas importantes, como anemia aplástica ou trombocitopenia. Pode haver também risco de choque e outras reações adversas que requerem atenção médica.