• Home
  • Bulas
  • Mecobalamina Vitamina B12 1000mcg com 30 Comprimidos Sublinguais Biolab Enter

Mecobalamina Vitamina B12 1000mcg com 30 Comprimidos Sublinguais Biolab Enter

  • Fabricante: Biolab Sanus Farmacêutica Ltda - 49475833000106
  • Categoria: Complexo B
  • Princípio ativo: Mecobalamina
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Mecobalamina 1.000 mcg, comprimidos sublinguais está indicado para a prevenção e tratamento da deficiência de vitamina B12 que, quando não tratada, poderá causar complicações neurológicas e hematológicas.

  • Como este medicamento funciona?

    A vitamina B12 ou mecobalamina atua como cofator (elemento químico necessário para a realização de algumas funções enzimáticas), sendo essencial para manter o revestimento protetor ao redor dos nervos (bainha de mielina). Além disso, desempenha uma função essencial na produção de DNA e RNA, material genético contido nas células. Os níveis sanguíneos de B12 tornam-se disponíveis em 15 minutos após a administração e permanecem elevados nas 24 horas após a administração oral.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Este medicamento não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Este medicamento é contraindicado para uso pediátrico.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    O que devo saber antes de usar este medicamento? A vitamina B12 pode mascarar uma deficiência de ácido fólico. Durante a gravidez, os dados disponíveis sobre a vitamina B12 em mulheres grávidas são limitados, e não foram realizados estudos adequados e bem controlados. O uso deste medicamento por mulheres grávidas não deve ser feito sem orientação médica. Quanto à lactação, a segurança do uso de vitamina B12 durante esse período não é conhecida, e também não deve ser utilizada sem orientação médica. Não há dados sobre a segurança e eficácia da vitamina B12 em pacientes pediátricos. Em idosos, não se conhece problemas relacionados ao uso da vitamina B12. Para pacientes com insuficiência renal ou hepática, é recomendada a determinação da concentração plasmática antes do tratamento. É essencial informar ao seu médico sobre o uso de outros medicamentos, pois algumas substâncias podem diminuir a absorção de mecobalamina ou interferir em sua eficácia.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Mantenha Mecobalamina em temperatura ambiente (15 a 30°C), protegido da luz e da umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    Uso sublingual. Colocar um comprimido de Mecobalamina (vitamina B12) 1.000 mcg abaixo da língua e permanecer com a boca fechada. Não engolir e não mastigar, até que ocorra a dissolução completa do medicamento. Recomenda-se a utilização de até 2 comprimidos ao dia. Contudo, o ajuste de dose e a duração total do tratamento ficam a critério médico, conforme avaliação clínica e laboratorial individual.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Você pode tomar a dose deste medicamento assim que se lembrar. Não exceda a dose recomendada para cada dia. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): Reações gastrointestinais como perda de apetite, náusea e vômitos. Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): rash cutâneo (manchas avermelhadas na pele).

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não se tem conhecimento de uso abusivo de Mecobalamina. No entanto, uma dose muito alta de mecobalamina pode causar coágulos sanguíneos, diarreia, parestesia, rinite, ataxia, prurido e reações alérgicas. Caso uma superdosagem seja observada, a eliminação se dá em grande parte por via urinária, devendo-se procurar socorro médico imediato, para que ele possa tomar medidas gerais sintomáticas e de suporte. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.