É indicado para o tratamento de hipertensão arterial (aumento da pressão arterial).
Como este medicamento funciona?
Naprix A ® contém duas substâncias ativas, o besilato de anlodipino e o ramipril, que agem na redução da pressão sanguínea. A hipertensão arterial aumenta a carga de trabalho do coração e das artérias, aumentando o risco de problemas como derrames, ataques cardíacos ou insuficiência renal. O ramipril bloqueia uma enzima responsável pela ativação de uma substância que causa a contração dos vasos sanguíneos, resultando no relaxamento e dilatação desses vasos, diminuindo a pressão sanguínea e aumentando o suprimento de sangue e oxigênio para o coração. Também é indicado para pacientes que tiveram um ataque cardíaco e para reduzir a chance de complicações em pessoas com mais de 55 anos de idade, com diabetes ou doença cardiovascular estabelecida. O anlodipino é um bloqueador de canal de cálcio que relaxa a musculatura, aumentando o suprimento de sangue e oxigênio ao coração e reduzindo a carga cardíaca, proporcionando efeitos aditivos aos do ramipril.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado para pacientes com reações alérgicas ao ramipril, ao anlodipino, a qualquer componente de sua formulação, a inibidores da enzima de conversão da angiotensina (ECA) e a di-hidropiridínicos. Não deve ser administrado nas seguintes condições: história de edema (inchaço) de face, lábios, língua, glote e/ou laringe; doença renal severa ou diminuição importante da função renal e a pacientes em diálise.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
A presença de outros problemas médicos pode afetar os efeitos deste medicamento. Avise o médico caso você apresente algumas das condições a seguir: desidratação, diarreia ou problema cardíaco; hiponatremia (baixo nível de sódio no sangue); doença renal; doença hepática; insuficiência cardíaca congestiva; pressão sanguínea muito baixa (hipotensão arterial). Este medicamento pode causar danos ao fígado, por isso, seu uso requer acompanhamento médico estrito e exames laboratoriais periódicos para controle. Seu médico deve saber se você tem hipertensão arterial grave, utiliza algum outro medicamento para controle da pressão ou sofre de alguma doença do coração. Avise seu médico se sentir dor abdominal intensa, acompanhada ou não de náusea ou vômito; se você tem lúpus, doença no fígado ou nos rins. Avise seu médico ou dentista que você utiliza ramipril, antes de se submeter a qualquer tipo de cirurgia ou antes de exames, antes de tratar alergias, ou se você faz diálise. Este medicamento pode causar tontura devido à redução da pressão sanguínea; evite dirigir, operar máquinas ou qualquer tipo de tarefa perigosa ou que exija atenção, caso você não esteja se sentindo alerta. Avise imediatamente o médico em caso de suspeita de infecção ou caso apresente febre ou dor de garganta, desidratação, transpiração excessiva, diarreias
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
NAPRIX A deve ser utilizado por via oral e é indicado para o tratamento de hipertensão arterial. O uso requer acompanhamento médico regular para avaliação da pressão sanguínea e de outras funções, especialmente nas primeiras semanas de tratamento. Além disso, ajustes de dosagem podem ser necessários, especialmente em pacientes idosos e aqueles com problemas renais.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O NAPRIX A pode causar tontura devido à redução da pressão arterial. É importante evitar dirigir ou operar máquinas se não estiver se sentindo alerta. O medicamento pode também causar danos ao fígado, e seu uso requer acompanhamento médico regular para controle de exames laboratoriais. Outros possíveis males incluem edema (inchaço) no rosto ou língua e dificuldade para engolir ou respirar. Em caso de suspeita de infecção, febre ou dor de garganta, entre outros sintomas, deve-se avisar imediatamente o médico. Além disso, há risco de hipercalemia com o uso de diuréticos poupadores de potássio.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de uso de uma quantidade maior do que a indicada de NAPRIX A, recomenda-se que o paciente avise imediatamente o médico. Isso é necessário devido ao potencial de efeitos adversos, que pode incluir diminuição acentuada da pressão sanguínea, tontura ou desmaio. O tratamento com este medicamento deve sempre ser realizado com supervisão médica regular.