Naprix D 5 25mg com 30 Capsulas

  • Fabricante: Libbs Farmacêutica Ltda - 61230314000175
  • Categoria: Pressão Alta
  • Princípio ativo: Ramipril,Hidroclorotiazida
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    É indicado para o tratamento da hipertensão arterial (pressão alta) para pacientes em que o uso da associação ramipril mais tiazídico esteja indicada.

  • Como este medicamento funciona?

    Naprix D ® é um medicamento que contém duas substâncias ativas: ramipril e hidroclorotiazida, que agem para reduzir a pressão sanguínea. A hipertensão arterial aumenta a carga de trabalho do coração e das artérias. Se a pressão arterial persistir elevada por muito tempo, o coração e as artérias podem não funcionar adequadamente, levando a dano na parede dos vasos sanguíneos do cérebro, do coração e dos rins, resultando em risco de derrame cerebral, ataque cardíaco ou insuficiência renal. A hipertensão arterial pode aumentar o risco de infarto e a ocorrência desses problemas diminui quando a pressão sanguínea está controlada. O ramipril bloqueia uma enzima do organismo que é responsável pela inibição da produção de uma substância que aumenta a contração dos vasos sanguíneos, resultando assim em seu relaxamento, diminuindo a pressão sanguínea e aumentando o suprimento de sangue e oxigênio para todo o corpo. A hidroclorotiazida é um agente diurético, atua bloqueando a reabsorção de sódio, cloro e água nos rins e aumenta a diurese (eliminação de urina); dessa maneira, impede a retenção de líquido em seu organismo; e com a diminuição da resistência arterial periférica, ocorre também um efeito anti-hipertensivo. Os efeitos anti-hipertensivos dessas duas substâncias são aditivos, e o ramipril ainda atenua a perda de potássio causada

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Está contraindicado no caso de reação alérgica ao ramipril, à hidroclorotiazida, a outros tipos de diuréticos ou a qualquer componente de sua formulação. Também está contraindicado na presença de história de edema (inchaço) de face, lábios, língua, glote e/ou laringite; estreitamento bilateral da artéria renal ou unilateral se o paciente tiver um único rim; doença renal severa com diminuição importante da função dos rins e em pacientes em diálise; distúrbios significantes de potássio, sódio ou cálcio; doença hepática severa e amamentação.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Seu médico deve saber se você tem pressão alta grave, se utiliza algum outro medicamento para controle da pressão ou sofre de alguma doença do coração; se sentir dor abdominal intensa, acompanhada ou não de náusea ou vômito; se você tem lúpus, doença no fígado ou nos rins. Avise seu médico ou dentista que você utiliza Naprix D antes de se submeter a qualquer tipo de cirurgia, realização de exames ou diálise. Este medicamento pode causar tontura devido à redução da pressão sanguínea. Evite levantar-se rapidamente e dirigir veículos e/ou operar máquinas, principalmente após a dose inicial, aumento de dose ou a associação com outros anti-hipertensivos ao Naprix D. Avise imediatamente seu médico em caso de suspeita de infecção, se apresentar febre ou dor de garganta, desidratação, transpiração excessiva, diarreia ou vômito, pois poderá perder grande quantidade de líquido e sofrer queda acentuada da pressão, o que pode levar a tonturas ou desmaios. O tratamento com este medicamento necessita de supervisão médica regular, por isso, seu médico pode precisar avaliar algumas funções, como: medida regular da pressão sanguínea, principalmente no início do tratamento; a avaliação renal, especialmente nas primeiras semanas de tratamento e, principalmente, em pacientes com doenças ou alterações renais ou em transplantados.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Armazenar em temperatura ambiente (de 15 °C a 30 °C). Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.

  • Como devo usar este medicamento?
    Resposta:

    O medicamento NAPRIX D deve ser utilizado por via oral, conforme a orientação do médico. O início do efeito anti-hipertensivo ocorre geralmente após uma ou duas horas após a ingestão, com efeito máximo alcançado em cerca de três a seis horas, com duração de até 24 horas. A continuação do tratamento deve ser feita sob a supervisão médica regular, com avaliando da pressão sanguínea e funções renais. Consulte seu médico para uma posologia adequada.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O medicamento NAPRIX D pode causar tontura devido à redução da pressão sanguínea. Em casos de infecção, febre ou dor de garganta, desidratação, transpiração excessiva, diarreia ou vômito, pode ocorrer queda acentuada da pressão, levando a tonturas ou desmaios. Pode também causar dano ao fígado, acúmulo de líquido na camada vascular do olho, levando potencialmente à perda permanente da visão, alergias e pode aumentar o risco de alguns tipos de câncer de pele não melanoma com uso prolongado. O uso inadequado em grávidas pode prejudicar o feto. Este medicamento contém sacarose e lactose, e não deve ser utilizado por pessoas com síndrome de má absorção de glicose-galactose.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de NAPRIX D, deve avisar imediatamente seu médico em caso de suspeita de infecção, se apresentar febre ou dor de garganta, desidratação, transpiração excessiva, diarreia ou vômito, pois poderá perder grande quantidade de líquido, levando a uma queda acentuada da pressão, o que pode resultar em tonturas ou desmaios.