Natifa Pro ® UBD é indicado para aliviar os sintomas desagradáveis, como ondas de calor, suor noturno e secura vaginal, que ocorrem quando os níveis de estrogênio diminuem no término de seu período menstrual (menopausa). É também utilizado para a prevenção da osteoporose (enfraquecimento dos ossos) em mulheres na pós-menopausa. Natifa Pro ® UBD é prescrito para mulheres que não tiveram seu útero removido, e que estejam na menopausa há mais de um ano.
Como este medicamento funciona?
Natifa Pro ® UBD é uma Terapia Hormonal (TH) combinada de uso contínuo que contém os hormônios estradiol e acetato de noretisterona. Os comprimidos contêm 0,5 mg de estradiol (um estrogênio idêntico ao produzido nos ovários) e 0,1 mg de acetato de noretisterona (um progestagênio que atua de um modo semelhante ao hormônio progesterona produzido pelo próprio organismo). O alívio dos sintomas da menopausa é atingido após 4 semanas de tratamento, embora um tempo maior possa ser necessário para que o corpo se beneficie completamente do tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Não tome Natifa Pro ® UBD se qualquer um dos seguintes itens se aplicar a você: câncer de mama, câncer do revestimento do útero, sangramento vaginal anormal, hiperplasia endometrial, coágulos de sangue em veias, distúrbio de coagulação do sangue, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, problemas de fígado, porfiria, alergia ao estradiol, acetato de noretisterona ou componentes do medicamento. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas, que possam ficar grávidas, durante o aleitamento ou doação de leite humano, e é contraindicado para homens.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Natifa Pro ® UBD não deve ser usado se você tem ou teve câncer de mama, câncer do revestimento do útero, sangramento vaginal anormal, hiperplasia endometrial, coágulos de sangue, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, problemas de fígado, porfiria, alergia ao estradiol ou acetato de noretisterona. É contraindicado para mulheres grávidas, em aleitamento ou que podem engravidar. Exames médicos são necessários antes de iniciar o tratamento e regularmente durante o mesmo, incluindo exame físico, mamografias e testes de citologia cervical. O médico deve ser informado sobre condições como diabetes, hipertensão, enxaqueca e doenças autoimunes. É fundamental monitorar a saúde durante o uso de Natifa Pro ® UBD para identificar possíveis riscos e efeitos adversos.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Resposta:
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento NATIFA PRO UBD pode causar os seguintes males: espessamento excessivo do revestimento do útero (hiperplasia endometrial), câncer de revestimento do útero (câncer endometrial), problemas no fígado (incluindo icterícia), e coágulos sanguíneos que podem levar a complicações como inchaço doloroso e vermelhidão das pernas, dor repentina no peito e dificuldade em respirar. Ademais, pode ocorrer um aumento na pressão arterial e também dor de cabeça do tipo enxaqueca. O uso de NATIFA PRO UBD requer acompanhamento médico para monitorar possíveis reações adversas.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?