Sumax Injetavel com 1 Seringa

  • Fabricante: Libbs Farmacêutica Ltda - 61230314000175
  • Categoria: Sistema Nervoso
  • Princípio ativo: Sumatriptana
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Este medicamento é destinado ao alívio das crises de enxaqueca. Sumax® não previne nem reduz o número de crises que você possa ter, ele apenas trata uma crise atual. 

  • Como este medicamento funciona?

    Sumax® é um medicamento que tem como substância ativa a sumatriptana, que provoca a contração dos vasos sanguíneos do cérebro, sem alterar o fluxo de sangue cerebral. Acredita-se que a dilatação ou a formação de inchaço desses vasos esteja relacionada ao mecanismo causador de enxaqueca no ser humano. A ação do Sumax® inicia-se 10- 15 minutos após o uso da injeção.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Está contraindicado no caso de reação alérgica à sumatriptana ou a qualquer componente de sua formulação.
    Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos e para maiores de 65 anos de idade.
    Uso contraindicado no aleitamento ou na doação de leite humano: Este medicamento é contraindicado durante o aleitamento ou doação de leite, pois é excretado no leite humano e pode causar reações indesejáveis no bebê. Seu médico ou cirurgião-dentista deve apresentar alternativas para o seu tratamento ou para a alimentação do bebê.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?
    Antes de usar Sumax®:
    - Informe seu médico se estiver grávida, amamentando ou planejando engravidar.
    - Informe sobre crises de enxaqueca diferentes do habitual.
    - Não use junto com ergotamina, di-hidroergotamina ou inibidores da monoaminoxidase (IMAOs).
    - Informe alergia a sulfonamidas, colite isquêmica, problemas cardíacos (angina, ataque cardíaco, AVC), pressão alta ou doença de Raynaud.
    - Informe se tem histórico de doenças no fígado, rins, epilepsia, ou idade abaixo de 18 ou acima de 65 anos.
    - Risco maior de problemas cardíacos em homens >40 anos, mulheres pós-menopausa, obesos, diabéticos, hipertensos, fumantes ou com histórico familiar.
    - Pode causar sonolência; evite dirigir ou operar máquinas se estiver afetado.
    - Uso exagerado pode piorar enxaqueca; informe ao médico.
    - Mulheres que amamentam devem evitar amamentar por 24 horas após uso.
    - Avise sobre uso de outros medicamentos, fitoterápicos e suplementos.
    - Informe antes de exames de sangue, pois pode alterar resultados.
    - Uso requer acompanhamento médico e exames para controle do fígado.
     
    Não use sem orientação médica.
  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Armazenar em temperatura ambiente (de 15 °C a 30 °C).
    Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
    Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
    Aspecto físico:
    A solução é levemente amarelada, límpida e livre de partículas visíveis.
    Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
    Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    Sumax® somente deve ser administrado por injeção (aplicação) subcutânea.
    Deve ser utilizado assim que aparecerem os sintomas da enxaqueca, embora possa ser usado a qualquer momento durante a crise. Não utilize outra dose se a primeira dose não tiver aliviado seus sintomas. Você poderá tomar a segunda dose de Sumax® no caso de a primeira dose ter aliviado parcialmente os sintomas da enxaqueca ou caso os sintomas tenham retornado após uma melhora inicial. O intervalo entre as doses deve ser de, no mínimo, uma hora. A dose máxima recomendada que pode ser utilizada em 24 horas é de 12 mg, ou seja, duas injeções de 6 mg ao dia. Sumax® somente deve ser utilizado após o aparecimento da crise de enxaqueca, não devendo ser usado para prevenir o aparecimento desta.
    Você pode tomar sua medicação usual para dores de cabeça, desde que não contenha ergotamina ou di-hidroergotamina. Não use medicamentos que contenham ergotamina ou di-hidroergotamina até seis horas após ter usado Sumax® e não use Sumax® até pelo menos 24 horas depois de ter usado qualquer medicamento com ergotamina ou dihidroergotamina.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Este medicamento é recomendado para ser usado somente em crise aguda, ou seja, somente quando você tiver uma crise de enxaqueca, pode não haver um esquema posológico a ser seguido. Sumax® não é recomendado para uso crônico ou contínuo. Por isso, não há risco de esquecimento de administração de dose. Caso aconteça, não tome uma dose dupla para compensar uma dose não tomada e não exceda a dose recomendada para cada dia.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    Na ocorrência de qualquer um dos sintomas abaixo, pare de usar Sumax® e procure seu médico imediatamente.
    - Alguns sintomas podem ocorrer normalmente, mas se estes forem intensos e não passarem rapidamente como dor ou sensação de dormência; calor; sensação de peso ou pressão em qualquer parte do corpo, incluindo o peito e a garganta, avise ao seu médico imediatamente (pode ser sinal de ataque cardíaco).
    - Entre em contato imediatamente com o seu médico caso desenvolva dor abdominal súbita e intensa, fôlego curto, inchaço nas pálpebras, face ou lábios, reações alérgicas na pele.
    - Embora rara, alguns pacientes podem desenvolver uma doença aguda chamada síndrome serotoninérgica que inclui confusão mental, alucinações, febre, aumento da produção de saliva, contrações nos músculos, dificuldade de caminhar e diarreia. Se você desenvolver estes sintomas, avise ao médico imediatamente.

    Na ocorrência de algumas das reações abaixo, não há necessidade de parar de usar Sumax®, mas você deverá avisar seu médico da ocorrência delas na próxima consulta: cansaço ou sonolência; tontura; confusão ou sensação de cabeça leve; batimentos do coração atipicamente muito lentos ou rápidos, ou sensação de batimentos cardíacos irregulares ou fortes; sensação de fraqueza, náusea, vômito; redução na audição; rubor (vermelhidão da face); distúrbios visuais ou perda de coloração dos dedos dos pés ou das mãos. Entretanto, no caso de ocorrência de descoloração roxa persistente dos pés e das mãos, pare de tomar o medicamento e avise ao seu médico imediatamente.
    Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. 

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Na ocorrência de superdose, você deve ser monitorado enquanto os sintomas persistirem ou pelo menos durante dez horas, aplicando-se tratamento padrão de suporte, se necessário.