Seu médico recomendou ou administrou M - M - R ® II para ajudar a prot eger você ou seu filho(a) contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. A vacina pode ser administrada a pessoas a partir de 12 meses de idade. Recomenda-se tomar uma segunda dose da vacina em uma data posterior, que será decidida pelo seu médico.
Como este medicamento funciona?
M-M-R II é uma vacina de vírus vivo atenuado, injetável, que ajuda na prevenção do sarampo, da caxumba e da rubéola. De modo geral, as vacinas estimulam o organismo a reconhecer o microrganismo causador da doença e a produzir anticorpos (proteção) contra eles. Desse modo, se a pessoa entrar em contato novamente com o vírus, seu sistema imunológico (de defesa) o reconhecerá e iniciará a produção de anticorpos, impedindo que o vírus cause o aparecimento da doença.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve tomar M - M - R ® II se: • for alérgico a qualquer um de seus componentes (incluindo a neomicina); • estiver grávida (além disso, deve-se evitar a gravidez por 1 mês após a vacinação); • tiver febre; • tiver tuberculose ativa não tratada; • estiver tomando medicamentos imunossupressores (outros além daqueles para reposição de corticosteróides); • apresentar distúrbio sanguíneo ou qualquer tipo de câncer que afete o sistema imunológico; • possuir deficiência imunológica decorrente de doença ou tratamento. Este medicamento é contraindicado para uso por grávidas.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Informe ao seu médico sobre quaisquer problemas médicos que você ou seu filho esteja apresentando ou tenha apresentado e sobre qualquer tipo de alergia (especialmente à neomicina). Informe ao seu médico se você ou seu filho apresentam histórico de convulsões ou lesão cerebral, baixa contagem de plaquetas no sangue ou se receberam transfusões de sangue ou de plasma ou administração de globulina sérica humana nos últimos 3 meses. Gravidez e amamentação: M - M - R ® II não deve ser administrada a mulheres grávidas. Mulheres em idade fértil devem tomar as precauções necessárias para evitar a gravidez durante 1 mês após a vacinação. Informe ao seu médico se estiver amamentando ou tiver intenção de amamentar; nesse caso, seu médico irá decidir se você deve receber M - M - R ® II. M - M - R ® II deve ser usada em crianças a partir de 12 meses de idade. No entanto, em situações especiais, seu médico poderá recomendar a administração de M - M - R ® II em recém-nascidos com idade entre 6 e 12 meses. Dirigir ou operar máquinas: o uso de M - M - R ® II em geral não interfere na capacidade de dirigir ou operar máquinas. Atenção diabéticos: contém açúcar. Interações medicamentosas: M - M - R ® II deve ser administrada um mês antes ou depois da administração de outras vacinas. Entretanto, outros esquemas de administração também têm sido utilizados. O seu médico irá decidir o seu esquema de vacinação. A administração de imunoglobulinas concomitantemente com M - M - R ® II pode interferir com a resposta imunológica esperada. A vacinação
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
A vacina M-M-R II deve ser armazenada em geladeira (2°C a 8°C). Manter na embalagem original até o final do uso, protegendo da luz. O diluente deve ser armazenado em geladeira (2°C a 8°C) com a vacina ou separadamente em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). Não congelar. Após o preparo, a vacina deve ser mantida entre 2°C e 8°C e protegida da luz por no máximo 4 horas.
Como devo usar este medicamento?
M - M - R II é administrada através de injeção da seguinte maneira: pessoas a partir de 12 meses de idade devem receber a vacina, com a recomendação de tomar uma segunda dose em uma data posterior, cujo agendamento será decidido pelo seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de M-M-R ® II pode causar alguns maus efeitos, como febre, dor de cabeça, inchaço e dor das glândulas salivares relacionadas à caxumba. Raramente, pode ocorrer meningite em aproximadamente 1 de cada 10 pessoas e, em meninos, inchaço doloroso dos testículos. A rubéola pode ser perigosa para mulheres grávidas, pois pode causar natimortos ou doenças congênitas. É importante também notar que o medicamento é contraindicado em caso de alergia a seus componentes, grávida, febre, tuberculose ativa não tratada e outras condições que comprometem o sistema imunológico.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?