Este medicamento é indicado para uso adulto no tratamento da depressão, incluindo depressão associada com ansiedade, tanto em pacientes hospitalizados como ambulatoriais.
Como este medicamento funciona?
O cloridrato de venlafaxina e o O-desmetilvenlafaxina (metabólito ativo) são inibidores da recaptação neuronal de serotonina, norepinefrina e dopamina. Isso resulta em um aumento da quantidade dessas substâncias no sistema nervoso, levando à melhora sintomática nas condições para as quais o medicamento é indicado, como a depressão e a ansiedade.
Quando não devo usar este medicamento?
Não se recomenda o uso de antidepressivos, incluindo cloridrato de venlafaxina, em mulheres grávidas ou em fase de amamentação, a menos que o médico considere que os benefícios superem os riscos. O cloridrato de venlafaxina não deve ser utilizado por pacientes alérgicos a qualquer componente da formulação e por pacientes recebendo antidepressivos da classe dos inibidores da monoaminoxidase (IMAOs). Este medicamento é contraindicado para uso em menores de 18 anos de idade.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Recomenda-se que o cloridrato de venlafaxina não seja interrompido bruscamente. A dose deve ser reduzida progressivamente de acordo com as instruções do seu médico. Este medicamento mostrou ser eficaz em tratamentos de médio prazo (até 3 meses) e de longo prazo (até 1 ano ou mais). Deve ser utilizado de acordo com estrita orientação de seu médico e não deve ser utilizado em doses ou prazo diferente daquele indicado. A absorção após administração oral é boa e os efeitos benéficos geralmente se fazem sentir após as primeiras semanas de medicação. Não beba álcool durante o tratamento, pois pode causar cansaço extremo e incomunicabilidade. Todos os pacientes tratados com antidepressivos devem ser monitorados quanto à pioras clínicas, tendências suicidas ou mudanças incomuns em seu comportamento. A pressão arterial deve ser monitorada regularmente, pois pode ocorrer elevação em alguns pacientes. Recomenda-se também monitorização rigorosa em pacientes com pressão intraocular elevada ou risco de glaucoma.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O cloridrato de venlafaxina deve ser utilizado de acordo com a orientação de seu médico. Recomenda-se não interromper o uso bruscamente, mas sim reduzir a dose progressivamente. A medicação deve ser ingerida via oral e pode ser administrada junto com alimentos para diminuir a ocorrência de sintomas de intolerância digestiva. O medicamento é indicado para o tratamento da depressão, incluindo a associada à ansiedade.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de usar este medicamento, deve retomar o uso assim que lembrar. No entanto, se estiver próximo do horário da próxima dose, desconsidere a dose esquecida e continue com o esquema posológico regular. Não utilize o dobro da dose para compensar a dose esquecida. Recomenda-se que o tratamento com cloridrato de venlafaxina não seja interrompido bruscamente e que a doses seja reduzida progressivamente, conforme instruções médicas.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O cloridrato de venlafaxina pode causar reações desagradáveis durante o tratamento, incluindo sonolência, insônia, tonturas, nervosismo, tremores, boca seca, náuseas, vômitos, perda de apetite, prisão de ventre, dor de cabeça, fraqueza, bocejos, erupções na pele, sudorese, distúrbios visuais, distúrbios sexuais. Além disso, pode ocorrer midríase (dilatação da pupila) e elevação da pressão arterial em alguns pacientes. É importante monitorar pacientes quanto à piora clínica, tendências suicidas ou mudanças incomuns no comportamento, especialmente durante o início do tratamento ou mudanças na dose.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?