Descrição do produto
A Cefalexina 500 mg é um antibiótico que atua contra microrganismos sensíveis. Ele é de amplo espectro, pertencente à classe das cefalosporinas, sendo indicado para o tratamento das vias respiratórias, da pele e do trato urinário.
A Cefalexina, como todo antibiótico, deve ser utilizada com responsabilidade. A automedicação pode levar à resistência bacteriana, tornando futuras infecções mais difíceis de serem tratadas.
Siga sempre as orientações do profissional de saúde. Qualquer alteração no tratamento deve ser feita apenas por quem acompanha o quadro.
A Cefalexina é indicada para o tratamento de infecções bacterianas em diversas regiões do corpo. Entre as condições mais comuns tratadas com cefalexina, estão:
O uso inadequado da Cefalexina pode interferir nos resultados, impedindo que a infecção seja tratada adequadamente e, até mesmo, tornando o quadro mais resistente. Por isso, siga as recomendações à risca.
A Cefalexina pertence à classe das cefalosporinas, que fazem parte do grupo dos antibióticos β-lactâmicos. Seu mecanismo de ação consiste em interferir na formação da parede celular das bactérias, fundamentais para sua sobrevivência.
Ao inibir a síntese dessa parede, o medicamento impede que as bactérias se multipliquem e se espalhem pelo organismo. Isso ajuda no combate da infecção, permitindo uma recuperação mais ágil.
É importante lembrar que ela não age contra vírus ou fungos, sendo eficaz apenas contra infecções de origem bacteriana.
O princípio ativo do medicamento é a Cefalexina Monoidratada, substância responsável por sua ação antibiótica. É comercializado em caixas de 8 comprimidos e cada um deles contém 500 mg dessa substância.
Além disso, cada cápsula inclui excipientes, como estearato de magnésio, amido de milho, dióxido de silício e lactose.
Informe ao profissional de saúde caso tenha alergia ou intolerância a um desses componentes!
O antibiótico deve ser administrado por via oral, conforme orientação definida exclusivamente pelo médico e não deve ser fracionado. Em geral, cada dose é administrada a cada 6 horas, podendo variar de acordo com a doença a ser tratada.
Caso esqueça de tomar uma dose, tome-a assim que possível.
Em caso de dúvidas, consulte o profissional responsável pelo tratamento.
A Cefalexina é contraindicada nos casos de:
Pessoas com suspeitas de problemas gastrointestinais e renais devem comunicar ao médico, a fim de avaliar a possibilidade de uso.
A Cefalexina pode causar efeitos colaterais, que costumam ser leves e transitórios. Veja, abaixo, os mais comuns!
Caso os efeitos adversos sejam persistentes ou tenham maior intensidade, comunique ao profissional. Em caso de reação alérgica, busque ajuda médica imediatamente.
Venda sob prescrição médica e retenção da receita.
A Farmácia Preço Popular está à disposição para oferecer atendimento especializado, orientações e tirar suas dúvidas!