Descrição do produto
A Clomipramina 25 mg da EMS é um medicamento antidepressivo tricíclico, utilizado para o tratamento de diversas condições de saúde mental, como depressão e distúrbios do humor.
Por atuar no sistema nervoso central, seu uso exige acompanhamento profissional e prescrição médica obrigatória.
A principal função da Clomipramina 25 mg é atuar no tratamento da depressão e distúrbios do humor.
Ela também pode ser prescrita para o tratamento de obsessões, estados de pânico e fobias, condições de dor crônica e fraqueza muscular (cataplexia) associados com ataques repetidos de sonolência excessiva (narcolepsia) em adultos e ejaculação precoce.
No tratamento de crianças acima de 5 anos, é utilizado para tratar obsessões e incontinência urinária noturna.
A Clomipramina 25 mg é administrada por via oral e os comprimidos devem ser engolidos inteiros, com um pouco de água. Os comprimidos não devem ser partidos ou mastigados.
A dose inicial e a de manutenção do medicamento podem variar conforme a condição a ser tratada. A dose máxima diária não deve ser excedida, e qualquer ajuste ou interrupção no tratamento deve ser feito apenas com orientação médica, como é recomendado em todos os casos de uso de medicamentos controlados.
Acredita-se que o principal mecanismo de ação da Clomipramina é o aumento da quantidade da ocorrência natural de serotonina e noradrenalina. Eles são responsáveis pela comunicação entre as células nervosas e desempenham um papel crucial na regulação do humor, das emoções e da dor.
A medicação aumenta a concentração desses neurotransmissores, ajudando a corrigir desequilíbrios químicos que são associados à depressão, ao TOC e a outros transtornos de humor.
Cada comprimido revestido de Clomipramina contém 25 mg de Cloridrato de Clomipramina como princípio ativo, além de excipientes como lactose monoidratada, celulose microcristalina, amido pré-gelatinizado, povidona, dióxido de silício coloidal, estearato de magnésio, hipromelose, dióxido de titânio, macrogol e talco.
O uso da Clomipramina 25 mg é contraindicado para pessoas com:
- Alergia (hipersensibilidade) conhecida ao cloridrato de clomipramina, a outros antidepressivos tricíclicos ou a qualquer componente da fórmula;
- Uso concomitante ou recente (nos últimos 14 dias) de inibidores da monoaminoxidase (IMAOs), devido ao risco de interações graves;
- Infarto agudo do miocárdio recente ou tem problema cardíaco grave;
- Glaucoma de ângulo fechado;
- Retenção urinária;
- Hipertireoidismo não controlado, entre outros.
Além disso, mulheres grávidas ou lactantes não devem usar a Clomipramina 25 mg sem orientação médica.
Essas são apenas algumas das contraindicações do uso de Clomipramina. Para mais informações, consulte a bula.
A Clomipramina 25 mg pode causar efeitos colaterais que costumam aparecer no início do tratamento e vão melhorando aos poucos. Veja os mais comuns!
- Boca seca;
- Sonolência ou sedação;
- Tontura;
- Constipação (prisão de ventre);
- Náuseas;
- Visão turva;
- Aumento de peso;
- Suor excessivo;
- Tremores.
Caso sinta algum desses sintomas, especialmente se forem persistentes ou graves, o médico deverá ser comunicado. Para conhecer outras reações, confira a bula.
Conte com a Farmácia Preço Popular para acessar Clomipramina 25 mg EMS e outros medicamentos com segurança, orientação profissional, preços que cabem no bolso e condições que apoiam seu tratamento!