Liraglutida

A Liraglutida é um princípio ativo que faz parte dos medicamentos utilizados para o tratamento de sobrepeso associado a doenças relacionadas ao peso e obesidade ou para diabetes mellitus tipo 2.

No Brasil, a Liraglutida pode ser encontrada em algumas apresentações. São elas: Saxenda (controle do peso); Victoza (DM2); Olire (controle do peso); e Lirux (DM2).

Para que serve a Liraglutida?

A Liraglutida serve para o tratamento do diabetes tipo 2 e para controle do peso (sobrepeso associado a doenças relacionadas ao peso ou obesidade), de forma conjunta com uma rotina de exercícios físicos e dieta balanceada.

Em caso de sobrepeso, para emagrecimento, seu uso só é recomendado para adultos com Índice de Massa Corporal (IMC) a partir de 27, na presença de comorbidades como pré-diabetes, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, dislipidemia ou apneia obstrutiva do sono.

Para emagrecimento, adolescentes a partir dos 12 anos também podem fazer o seu uso, desde que tenham peso corporal acima de 60 kg e diagnóstico de obesidade.

No caso dos medicamentos indicados para DM2, como Lirux e Victoza, há possibilidade de uso em crianças a partir dos 10 anos de idade com mais de 40kg, sempre indicado pelo médico.

O que a Liraglutida faz no corpo?

A Liraglutida faz parte do grupo conhecido como agonistas do GLP-1, um tipo de hormônio que é produzido naturalmente pelo intestino e age no pâncreas, ajudando a controlar a glicose e regular o apetite.

Ao “imitar” esse hormônio, a Liraglutida estimula a liberação de insulina e reduz a liberação de glucagon (hormônio que aumenta a glicose no sangue). Além disso, ela retarda o esvaziamento gástrico e aumenta a sensação de saciedade.

Como tomar a Liraglutida?

Os medicamentos à base de Liraglutida possuem um formato de “caneta”, devendo ser injetados sob a pele (via subcutânea) na frente das coxas, no abdome ou na parte superior do braço.

O local de aplicação deve ser alternado entre as doses. A posologia da medicação pode mudar de acordo com a medicação e a necessidade do paciente em questão. Por isso, é essencial acompanhamento médico durante todo o tratamento.

Contraindicações da Liraglutida

Os medicamentos à base de Liraglutida são contraindicados durante a gravidez e devem ser suspensos caso a paciente esteja planejando engravidar. Além disso, não é recomendado para pessoas com as seguintes condições:

  • Insuficiência cardíaca grave;

  • Problema grave no estômago ou nos intestinos, chamada gastroparesia

  • Doença inflamatória intestinal;

  • Diabetes tipo 1;

  • Cetoacidose diabética;

  • Insuficiência renal grave ou em diálise;

  • Insuficiência hepática grave.

O uso do medicamento também exige cautela em pessoas com histórico de nódulos na tireoide ou aumento desta glândula. Nesses casos, o médico deve ser consultado para indicar o melhor tratamento.

Para mais informações sobre possíveis contraindicações, consulte a bula do medicamento. Em caso de dúvidas, é essencial conversar com seu médico.

Quais são os efeitos colaterais da Liraglutida?

A Liraglutida, como todo medicamento, pode causar efeitos colaterais. Confira abaixo os principais!

  • Reações muito comuns: enjoo, vômito, diarreia, constipação e dor de cabeça;

  • Reações comuns: indigestão, gastrite, azia, flatulência, boca seca, sensação de fraqueza ou cansaço, tontura, paladar alterado, hipoglicemia e irritação na pele;

  • Reações incomuns: desidratação, atraso no esvaziamento do estômago, inflamação na vesícula biliar, erupção cutânea, sensação de indisposição, pulso acelerado e pancreatite;

  • Reações raras: função renal reduzida, insuficiência renal aguda e anafilaxia.

Confira a bula para obter as informações completas.

Diferenças entre Liraglutida e Semaglutida

A Liraglutida e a Semaglutida são ativos presentes em medicamentos utilizados para o tratamento do diabetes tipo 2 e obesidade. Contudo, eles se diferenciam principalmente em aspectos de eficácia e frequência de uso.

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo (SBEM-SP), a Liraglutida, se aplicada 1x ao dia, pode gerar uma perda de peso entre 5% e 8%.

Já a Semaglutida, se aplicada 1x na semana, tem ação mais prolongada no organismo e gera uma perda de peso entre 10% a 15%.

Os dois medicamentos exigem retenção de receita médica. Para orientação segura sobre o uso e para esclarecer dúvidas, você pode contar com a Farmácia Preço Popular, que oferece atendimento especializado, informações sobre saúde e bem-estar e preços acessíveis!

Ordenar por:
Filtros
Departamento
Categoria
Marca
Princípio ativo
Faixas de preço