Os remédios para emagrecer são alternativas que podem ajudar no processo de perda de peso se recomendados pelo médico. Eles podem ser aliados quando combinados com prática regular de exercícios e uma alimentação equilibrada.
Existem diferentes opções prescritas, como Wegovy e Mounjaro, que auxiliam na redução do apetite e, em alguns casos, aumentam o gasto calórico, contribuindo para a perda de peso se associados a dieta e exercícios físicos. No entanto, o uso de qualquer um desses medicamentos deve ser feito sempre sob orientação de um médico.
Quando o assunto é medicamento para perda de peso, não existe uma solução única. Existem diferentes tipos, cada um com efeitos específicos no organismo. Por isso, entender como cada um funciona é fundamental para, junto com seu médico, determinar qual é o mais indicado para você.
A categoria de emagrecedores com prescrição inclui medicamentos indicados para situações em que a perda de peso é essencial para a saúde do paciente, como nos casos de obesidade e sobrepeso. Entre eles, destacam-se os seguintes:
Saxenda e Olire (Liraglutida): reduz o glucagon e retarda o esvaziamento gástrico, gerando saciedade. Tem aplicação diária e, em estudos clínicos, promoveu perda de peso de 5% a 8%;
Wegovy (Semaglutida): age imitando hormônios relacionados à saciedade, mas com maior duração no organismo. Deve ser aplicado uma vez por semana e, em estudos clínicos, promoveu perda de peso de 10% a 15%;
Mounjaro (Tirzepatida): combina a ação de diferentes hormônios para potencializar a redução de peso e o controle glicêmico. Tem aplicação semanal e, e em estudos clínicos, promoveu perda de peso de 15% a 22%.
Há outros medicamentos que são indicados para emagrecimento e não exigem retenção da receita médica pela farmácia. Todavia, eles, ainda assim, só devem ser usados caso o médico prescreva. Exemplo:
Orlistate: indicado para pessoas com obesidade e sobrepeso. Age bloqueando a absorção de gordura no intestino e auxilia no controle do colesterol e na redução de peso.
Existem diferentes tipos de medicamentos para emagrecer, e cada um atua de uma forma no organismo. No geral, o processo de perda de peso acontece por meio de dois principais mecanismos:
redução do apetite e aumento da saciedade: medicamentos emagrecedores, como Mounjaro e Wegovy, operam diretamente imitando hormônios que controlam o apetite e a sensação de saciedade;
bloqueio da absorção de gordura: alguns medicamentos evitam que parte da gordura ingerida seja absorvida pelo corpo, reduzindo os níveis de lipídios no organismo.
O uso de medicamentos para emagrecer exige atenção e responsabilidade. Seja com ou sem retenção de receita médica, é preciso consultar um médico antes de iniciar o tratamento, a fim de estabelecer uma estratégia segura, reduzindo possíveis efeitos colaterais.
Vale lembrar que o uso de remédios é apenas parte do processo. A reeducação alimentar e a prática regular de exercícios devem fazer parte da sua rotina!
Depende! Existem remédios que podem promover perda de peso sem atividade física. Mas lembrando: cada caso é um caso, e somente o médico pode indicar a melhor estratégia de emagrecimento.
Contudo, a prática regular de exercícios acelera o processo de emagrecimento e traz outros benefícios, como fortalecimento dos músculos, aumento da disposição e melhora da autoestima.
Para esclarecer dúvidas sobre o uso desses medicamentos ou obter orientação segura, conte com a Farmácia Preço Popular, que oferece atendimento especializado e preços acessíveis!