A Lisdexanfetamina é um medicamento indicado para o tratamento de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno de Compulsão Alimentar (TCA) moderada a grave.
Seu uso contribui para melhorar o foco, a atenção e o controle dos impulsos, permitindo que crianças, adolescentes e adultos tenham mais qualidade de vida em atividades diárias.
O medicamento é utilizado principalmente para o tratamento de TDAH, condição caracterizada por sintomas como dificuldade de concentração, hiperatividade e impulsividade.
Veja alguns exemplos de medicamentos dessa classe:
Juneve (tanto de 30 mg, 50mg ou 70 mg);
Venvanse (tanto de 30 mg, 50 mg e 70mg).
Além disso, também é aprovado para o tratamento da compulsão alimentar exclusivamente em adultos, reduzindo os episódios de ingestão excessiva de comida em curto espaço de tempo.
A Lisdexanfetamina é um pró-fármaco, ou seja, precisa ser metabolizada pelo corpo antes de se tornar ativa. Após a ingestão, ela se transforma em dextroanfetamina, responsável por atuar diretamente no sistema nervoso central.
Com isso, o paciente experimenta melhora na atenção e diminuição da hiperatividade e impulsividade. Também ajuda a diminuir o número de episódios de compulsão alimentar em pacientes adultos.
Esse medicamento pode ser prescrito para:
Crianças a partir de 6 anos diagnosticadas com TDAH;
Adolescentes e adultos que precisam controlar sintomas do TDAH;
Adultos que apresentam quadro de compulsão alimentar moderada a grave.
É importante ressaltar que a Lisdexanfetamina deve ser usada apenas com prescrição médica. O acompanhamento profissional também é indispensável para ajustar a dose e para monitorar a evolução do tratamento.
A dose inicial mais comum é de 30 mg ao dia e a máxima, de 70mg ao dia, que deve ser tomada pela manhã. O médico pode aumentar ou reduzir a dosagem de acordo com a resposta ao tratamento e dos efeitos observados.
O ideal é tomar sempre no mesmo horário, com ou sem alimentos, para manter a regularidade. Além disso, é recomendado não tomar durante a tarde ou noite, pois pode comprometer o sono.
Nunca interrompa ou altere o uso sem orientação médica, pois isso pode comprometer a eficácia do tratamento.
Durante o uso, alguns efeitos colaterais podem surgir. Entre os mais comuns estão:
Perda de apetite;
Insônia;
Dor de cabeça;
Boca seca;
Ansiedade leve.
Se os sintomas forem persistentes, é fundamental procurar ajuda médica, a fim de que o profissional de confiança possa ajustar a dose ou avalie outras alternativas.
Esses são apenas alguns dos efeitos adversos possíveis com o uso da lisdexanfetamina. Para informações completas, leia a bula e, em caso de dúvidas, consulte seu médico.
O uso não é indicado para pessoas com:
Doenças cardíacas graves;
Hipertensão não controlada;
Glaucoma;
Histórico de dependência química;
Quadros severos de ansiedade;
Endurecimento das artérias;
Feocromocitoma;
Uso recente de IMAOs;
Hipersensibilidade a estimulantes;
Crianças menores de 6 anos, ou adultos maiores de 55 anos.
Antes de iniciar o tratamento, o médico pode solicitar exames e avaliar o histórico de saúde para garantir o uso seguro do medicamento. Lembre-se também de contar para seu médico quaisquer questões de saúde pré-existentes.
A lisdexanfetamina pode causar dependência. Sempre utilize sob recomendação médica, seguindo suas orientações.
Sim! Já está disponível no Brasil a versão genérica da Lisdexanfetamina, que possui o mesmo princípio ativo e eficácia comprovada.
As versões genéricas da lisdexanfetamina podem ser encontradas com ótimo custo-benefício na Preço Popular, oferecendo economia sem abrir mão da qualidade.
Na Farmácia Preço Popular, você encontra esse e outros medicamentos essenciais com preços acessíveis e confiança garantida!