O anti-inflamatório é um medicamento utilizado para controlar a dor e a inflamação de diferentes tipos. Por exemplo, dor de garganta, cólica menstrual, dor de dente, além de doenças crônicas dolorosas, como artrite reumatoide.
Você encontra anti-inflamatório em diferentes formatos (comprimidos, cápsulas e pomadas) e dosagens. Embora a maioria deles não exija receita, o uso sem orientação médica é desaconselhado pelo risco de danos à saúde.
A inflamação é um processo de defesa do organismo contra inflamações e organismos estranhos. O anti-inflamatório serve, justamente, para reduzir o processo inflamatório decorrente de doenças, inclusive aquelas autoimunes.
Assim, esse tipo de medicamento ajuda a controlar e reduzir sintomas de dor, inchaço e vermelhidão. Consequentemente, ele devolve conforto e qualidade de vida ao indivíduo que está se recuperando de alguma doença ou dor temporária.
O modo de ação dos anti-inflamatórios varia conforme a classe do medicamento, que costuma ser dividida em dois grupos principais:
Cada medicamento tem indicações próprias, por isso o acompanhamento médico é essencial para garantir o uso adequado e seguro.
O uso de anti-inflamatórios deve ser orientado por um profissional de saúde, uma vez que idade, condição a ser tratada e histórico de doenças são considerados na indicação.
No geral, esses medicamentos são utilizados por adultos, mas há algumas opções com dosagens específicas para crianças.
A dosagem ideal e o tempo de uso do medicamento variam. Mas, no geral, os anti-inflamatórios não esteroides devem ser tomados em intervalos de 4 a 12 h, enquanto os corticoides uma vez ao dia.
Em todos os casos, é essencial consultar a bula do medicamento para verificar as orientações sobre dosagem e frequência de uso.
Assim como qualquer medicamento, o anti-inflamatório para dor pode causar efeitos colaterais, por exemplo:
Qualquer tipo de anti-inflamatório não deve ser consumido caso haja alergia aos componentes da fórmula. Além disso, pacientes com infecções não controladas, insuficiência cardíaca grave e doenças hepáticas geralmente não podem fazer o uso.
Grávidas e lactantes devem sempre consultar o médico para indicar a melhor opção de tratamento, visto que a maioria desses medicamentos é contraindicada.
Com a indicação de um anti-inflamatório, a Farmácia Preço Popular pode ajudar com preços acessíveis e atendimento personalizado, garantindo que você encontre a opção adequada para dar continuidade ao seu tratamento com segurança!
O início da ação do anti-inflamatório acontece em minutos, podendo durar por horas a depender da dose utilizada.
Normalmente, anti-inflamatórios e antibióticos podem ser utilizados juntos. Contudo, essa combinação só deve ocorrer com orientação médica.