ACERTIL® é indicado no tratamento da hipertensão arterial.
Como este medicamento funciona?
ACERTIL ® a ge no controle da pressão arterial, com sua manutenção dentro dos limites fisiológicos. A atividade anti-hipertensiva de ACERTIL ® é máxima entre a 4ª e a 6ª hora após a administração de uma única dose e é mantida por no mínimo 24 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
ACERTIL ® não deve ser utilizado nas seguintes situações: alergia conhecida ao perindopril, a qualquer componente da fórmula ou a qualquer outro medicamento da mesma classe terapêutica (inibidores da enzima conversora de angiotensina); se você tem sintomas tais como chiados, inchaço da face, língua ou garganta, coceira intensa ou erupção cutânea severa com tratamento prévio de um inibidor da ECA ou se você tem alguém na família que teve algum destes sintomas (angioedema); durante o segundo e terceiro trimestre da gravidez; se você tem diabetes ou insuficiência renal e usa ao mesmo tempo algum medicamento para redução da pressão arterial que contenha alisquireno; se você faz diálise ou qualquer outro tipo de filtração do sangue; se você tem problemas no rim, como estenose da artéria renal; se você utiliza sacubitril/valsartana; e para menores de 18 anos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Você deve procurar o seu médico na ocorrência das seguintes situações: se você tem estenose aórtica (estreitamento do principal vaso que leva o sangue do coração) ou cardiomiopatia hipertrófica (doença do músculo cardíaco) ou estenose da artéria renal (estreitamento da artéria que fornece sangue para o rim); se você tem algum outro problema de coração; se você tem problemas de fígado; se você tem problemas de rim ou se você tem realizado diálise; se você possui níveis anormalmente aumentados no sangue de um hormônio chamado aldosterona (aldosteronismo primário); se você sofre de uma doença vascular de colágeno (doença do tecido conjuntivo), tais como lúpus eritematoso sistêmico ou esclerodermia; se você tem diabetes; se você está em dieta restrita de sal ou faz uso de substitutos do sal que contém potássio; se você for se submeter a alguma anestesia e/ou cirurgia maior; se você for se submeter a aferição de LDL (no qual o colesterol é removido do seu sangue por uma máquina); se você fará algum tratamento de dessensibilização para reduzir os efeitos de uma alergia de picadas de abelha ou de vespa; se você recentemente sofreu de diarreia ou vômito, ou está desidratado; se você foi informado pelo seu médico que tem intolerância a algum açúcar; se você está tomando algum dos medicamentos usados para tratamento de hipertensão arterial. Angioedema (uma reação alérgica grave com inchaço da face, lábios, língua ou garganta com dificuldade para engolir ou respirar
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Angioedema (uma reação alérgica grave com inchaço da face, lábios, língua ou garganta com dificuldade para engolir ou respirar) foi reportado em pacientes tratados com inibidores da ECA, incluindo ACERTIL®. Este efeito pode acontecer a qualquer momento durante o tratamento. Se você desenvolver esses sintomas, você deve parar de tomar ACERTIL® e entrar em contato com um médico imediatamente. Além disso, o medicamento pode não ser adequado se você tem estenose aórtica, cardiomiopatia hipertrófica, problemas de fígado ou insuficiência renal, e o uso com sacubitril pode aumentar o risco de angioedema. Pode causar também tonturas ou fraqueza devido à pressão arterial baixa, afetando a habilidade para dirigir ou operar máquinas. Consulte seu médico se você tiver algum desses problemas ou se está tomando outros medicamentos para hipertensão.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?