O aciclovir 200mg é indicado para: o tratamento de Herpes zoster; o tratamento e recorrência (reaparecimento) das infecções de pele e mucosas causadas pelo vírus Herpes simplex; a prevenção de infecções recorrentes causadas pelo vírus Herpes simplex (supressão). O aciclovir também é indicado para pacientes seriamente imunocomprometidos.
Como este medicamento funciona?
O aciclovir contém como substância ativa o fármaco aciclovir, um agente antiviral muito ativo contra o vírus do Herpes simplex (HSV), tipos 1 e 2, vírus da Varicela zoster (VVZ), vírus Esptein Barr (VEB) e Citomegalovírus (CMV). Este medicamento atua bloqueando os mecanismos de multiplicação desses vírus.
Quando não devo usar este medicamento?
O aciclovir é contraindicado a pessoas com hipersensibilidade (alergia) conhecida à aciclovir ou ao valaciclovir.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O aciclovir é contraindicado a pessoas com hipersensibilidade (alergia) conhecida à aciclovir ou ao valaciclovir. Se você for idoso ou tiver insuficiência renal, seu médico poderá fazer um ajuste (redução) na dose, pois ambos têm risco de desenvolver efeitos adversos neurológicos. Pacientes em tratamento com altas doses de aciclovir devem beber bastante líquido. Além disso, um dos efeitos colaterais pode ser a sonolência, o que pode prejudicar a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas. A administração de aciclovir durante a gravidez só deve ser considerada se a melhora esperada para a mãe superar a possibilidade de risco para o feto, e o uso durante a lactação deve ser discutido com o médico. Converse com seu médico antes de usar aciclovir se você estiver fazendo uso de medicamentos como probenecida, cimetidina ou micofenolato de mofetila.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Mantenha os comprimidos em sua embalagem original. Conservar em temperatura ambiente (entre 15 - 30°C). Proteger da umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
O aciclóvir deve ser tomado por via oral. Para que o tratamento tenha o efeito desejado, é importante que você tome os comprimidos de acordo com as instruções de seu médico, respeitando sempre os horários e a duração do tratamento. A posologia para o tratamento de Herpes simples em adultos é de um comprimido de aciclóvir 200 mg, cinco vezes ao dia, com intervalos de aproximadamente quatro horas, pulando a dose noturna, por cinco dias. Em pacientes gravemente imunocomprometidos, a dose pode ser duplicada para 400 mg. Para supressão de Herpes simples, recomenda-se um comprimido de 200 mg, quatro vezes ao dia, podendo muitos pacientes serem controlados com 400 mg, duas vezes ao dia. Para o tratamento de Herpes zoster, é indicada a dose de 800 mg, cinco vezes ao dia, por sete dias. O tratamento deve ser iniciado o mais cedo possível após o surgimento da infecção.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Aciclovir pode causar efeitos adversos neurológicos, especialmente em idosos e pacientes com insuficiência renal. Esse tipo de reação geralmente é reversível com a descontinuação do tratamento. Além disso, pode ocorrer sonolência, que pode prejudicar a habilidade de concentração e reação, afetando a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas. É aconselhável que esses pacientes bebam bastante líquido e que o uso do medicamento seja monitorado cuidadosamente pelo médico.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do medicamento aciclovir, é importante que você converse com seu médico. Pacientes em tratamento com altas doses de aciclovir devem beber bastante líquido e o mau funcionamento dos rins pode aumentar o risco de efeitos adversos.