O aciclovir pomada oftálmica é indicado para o tratamento de ceratite, uma inflamação da córnea (camada mais externa do olho), causada pela infecção do vírus do herpes simples.
Como este medicamento funciona?
O aciclovir pomada oftálmica contém como substância ativa o fármaco aciclovir, um antiviral (age contra vírus) muito ativo contra o vírus do herpes simples (HSV), tipos 1 e 2, e o vírus da Varicela - zó ster. Este medicamento atua bloqueando os mecanismos de multiplicação do vírus.
Quando não devo usar este medicamento?
O uso deste medicamento é contraindicado em pacientes com conhecida alergia ao aciclovir, valaciclovir, propilenoglicol ou qualquer componente do medicamento.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O aciclovir pomada oftálmica não é recomendado para as seguintes condições: se você possui alguma doença que afete seu sistema imune, como infecção pelo vírus HIV; se você sofreu transplante de medula óssea; se você está grávida ou pretende ficar grávida; se você está amamentando; ou se você é alérgico a algum componente da pomada. Além disso, deve-se evitar o contato da pomada com os olhos, pois pode causar irritação.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15°C a 30ºC). Armazene sempre a bisnaga fechada após o uso. Não coloque o produto na geladeira. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
O aciclovir pomada oftálmica deve ser usado apenas para uso tópico (aplicação no olho). Lave as mãos antes e depois da aplicação. Aplique uma pequena quantidade da pomada no olho afetado, geralmente cinco vezes ao dia, em intervalos regulares. É importante iniciar o tratamento logo no início dos sintomas e continuar o uso conforme orientação médica.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Aplique o aciclovir pomada oftálmica assim que perceber que esqueceu a dose e continue com as aplicações seguintes conforme o esquema recomendado por seu médico. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O aciclovir pomada oftálmica pode causar efeitos indesejáveis. Entre os efeitos colaterais observados, estão: reações incomuns (que ocorrem entre 0,1% e 1% dos pacientes) como queimação ou ardência passageira, ressecamento leve e descamação da pele, além de coceira. Já as reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1%) incluem vermelhidão da pele e irritação. Por fim, as reações muito raras (ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes) podem incluir reações de hipersensibilidade como alergia, incluindo angioedema, que provoca inchaço em algumas áreas da pele. Se ocorrerem esses ou outros efeitos indesejáveis, recomenda-se procurar um médico.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
É improvável que aconteça alguma reação adversa caso o conteúdo total da bisnaga de 4,5 g de aciclovir pomada oftálmica seja ingerido acidentalmente. Mesmo assim, você deve procurar o seu médico. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.