• Home
  • Bulas
  • Aciclovir Ranbaxy 400mg com 25 Comprimidos

Aciclovir Ranbaxy 400mg com 25 Comprimidos

  • Fabricante: Ranbaxy Farmacêutica Ltda - 73663650000190
  • Categoria: Herpes
  • Princípio ativo: Aciclovir
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    O Aciclovir 200 mg é indicado para: o tratamento de Herpes zoster; o tratamento e recorrência (reaparecimento) das infecções de pele e mucosas causadas pelo vírus Herpes simplex; a prevenção de infecções recorrentes causadas pelo vírus Herpes simplex (supressão). O medicamento também é indicado para pacientes seriamente imunocomprometidos.

  • Como este medicamento funciona?

    Este medicamento contém como substância ativa o fármaco aciclovir, um agente antiviral muito ativo contra o vírus do Herpes simplex (HSV), tipos 1 e 2, vírus da Varicela zoster (VVZ), vírus Epstein Barr (VEB) e Citomegalovírus (CMV). Este medicamento atua bloqueando os mecanismos de multiplicação desses vírus.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Este medicamento é contraindicado a pessoas com hipersensibilidade (alergia) conhecida ao aciclovir ou ao valaciclovir.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Antes de usar ACICLOVIR RANBAXY, é importante considerar algumas precauções e advertências. Se você for idoso ou tiver insuficiência renal, seu médico pode ajustar a dose, pois há um risco de desenvolver efeitos adversos neurológicos. É recomendado que pacientes em tratamento com altas doses de aciclovir bebam bastante líquido. Além disso, um dos efeitos colaterais, como sonolência, pode prejudicar a habilidade de concentração e reação, sendo necessário ter certeza de que não está com esse efeito antes de dirigir ou operar máquinas. Durante a gravidez, o uso de aciclovir deve ser considerado apenas se os benefícios superarem os riscos para o feto, e a passagem para o leite materno também deve ser discutida com o médico. Interações com medicamentos como probenecida e cimetidina devem ser mencionadas ao seu médico. Não use este medicamento sem orientação médica, pois pode ser perigoso para a sua saúde.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Conservar em temperatura ambiente (entre 15 °C e 30 °C). Proteger da umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    O modo de uso do ACICLOVIR RANBAXY é uso oral. Para que o tratamento tenha o efeito desejado, é importante que você tome os comprimidos de acordo com as instruções de seu médico, respeitando sempre os horários e a duração do tratamento. A posologia para o tratamento de Herpes simples em adultos é de um comprimido de 200 mg, cinco vezes ao dia, com intervalos de aproximadamente quatro horas, pulando a dose noturna, por cinco dias, podendo ser estendida em infecções iniciais graves. Para pacientes imunocomprometidos, a dose pode ser ajustada para 400 mg ou considerada a administração intravenosa. O tratamento de Herpes zoster requer doses de 800 mg, cinco vezes ao dia por sete dias.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você se esqueceu de usar o ACICLOVIR RANBAXY, tome-o assim que lembrar. No entanto, se já estiver próximo do horário da próxima dose, pule a dose esquecida e retorne ao cronograma habitual. Não tome uma dose dupla para compensar a dose esquecida.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O medicamento ACICLOVIR RANBAXY pode causar efeitos adversos neurológicos em idosos e em pacientes com insuficiência renal. Embora essas reações geralmente sejam revertidas com a descontinuação do tratamento, é importante que o médico realize um monitoramento cuidadoso. Também pode ocorrer sonolência, que prejudica a habilidade de concentração e reação. Recomenda-se cautela ao dirigir ou operar máquinas. Além disso, o uso deste medicamento durante a gravidez deve ser considerado apenas se a melhora esperada para a mãe superar o risco para o feto, e o aciclovir pode passar para o leite materno.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.