Aclasta Injetavel 100ml 5MG

  • Fabricante: Sandoz Do Brasil Indústria Farmacêutica Ltda - 61286647000116
  • Categoria: Medicamentos Especiais
  • Princípio ativo: Acido Zoledronico
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Aclasta ® é utilizado para: tratamento da osteoporose em mulheres na pós-menopausa para reduzir a incidência de fraturas do quadril, vertebrais e não vertebrais e para aumentar a densidade mineral óssea; prevenção de fraturas clínicas após fratura de quadril em homens e mulheres na pós-menopausa; tratamento para aumentar a densidade óssea em homens com osteoporose; tratamento e prevenção de osteoporose induzida por glicocorticoides; prevenção de osteoporose em mulheres com osteopenia na pós-menopausa; tratamento da doença de Paget do osso.

  • Como este medicamento funciona?

    O medicamento Aclasta® funciona através do **ácido zoledrônico**, que pertence a uma classe de medicamentos denominada **bisfosfonatos**. Ele age normalizando o processo de **remodelação** óssea e aumentando a **resistência do osso**. O **ácido zoledrônico** reduz a ação dos **osteoclastos**, células responsáveis pela **quebra do tecido ósseo**, diminuindo assim a **perda óssea** na **osteoporose** e a atividade na **doença de Paget**. Aclasta® é utilizado no tratamento da **osteoporose** e na **prevenção** de **fraturas clínicas** em homens e mulheres na pós-menopausa, além de ser indicado para **aumento da densidade óssea** em homens com osteoporose e para o tratamento da **doença de Paget**.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Este medicamento é contraindicado para uso por: pacientes com hipocalcemia (quando os níveis de cálcio em seu sangue estão muito baixos); pacientes com problemas graves nos rins; paciente grávida ou que planeja engravidar; paciente amamentando; pacientes alérgicos (hipersensível) ao ácido zoledrônico, outros bisfosfonatos ou a qualquer um dos componentes do Aclasta listados nesta bula. Se algum destes itens se aplicarem a você, não faça uso de Aclasta e informe seu médico.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Aclasta deve ser utilizado com cautela se você estiver sendo tratado com Zometa®, se tiver problemas nos rins, se tiver idade avançada, se estiver desidratado, se apresentar deficiência de cálcio ou vitamina D, se não conseguir tomar suplementos de cálcio e vitamina D diariamente, se tiver glândulas paratireoides removidas, se tiver sintomas orais como dificuldade de movimentos ou dores na mandíbula. É aconselhável um exame dentário antes do tratamento e evitar procedimentos dentários invasivos durante o uso de Aclasta. Mulheres grávidas ou em amamentação não devem usar Aclasta. Informe ao seu médico se estiver em tratamento odontológico ou se suspeitar de gravidez.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    O Aclasta deve ser administrado por aplicação intravenosa. A dose é dada uma vez por ano para o tratamento da osteoporose, e o médico decidirá se você precisa de outra dose após um ano, com base na sua resposta ao tratamento. Em casos de prevenção de osteoporose em mulheres com osteopenia na pós-menopausa, o Aclasta é administrado uma única vez.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    Não informado na bula.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.