ACOG ® (rivaroxabana) é usado para prevenir a formação de coágulos de sangue nas veias após cirurgia de substituição da articulação em joelhos ou quadris. É indicado também para o tratamento de trombose nas veias profundas e prevenção de trombose nas veias profundas e embolia pulmonar recorrentes, em adultos. Além disso, é indicado para o tratamento de embolia pulmonar e para prevenção de embolia pulmonar e trombose nas veias profundas recorrentes, em adultos.
Como este medicamento funciona?
A substância ativa de ACOG ® é a rivaroxabana, que pertence a um grupo de medicamentos chamados de agentes antitrombóticos, os quais impedem a formação do trombo, ou seja, impedem a coagulação do sangue no interior do vaso sanguíneo. ACOG ® (rivaroxabana) age inibindo a ação do fator de coagulação Xa (elemento necessário para a formação do coágulo) e reduz assim a tendência do sangue a formar coágulos.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve utilizar ACOG (rivaroxabana) se você for alérgico (hipersensível) à rivaroxabana ou a qualquer outro componente do ACOG; se você está com sangramento que requer cuidados especiais (por exemplo, sangramento intracraniano, sangramento gastrointestinal); se você tem doença hepática grave que leva a um aumento de risco de sangramento; se você está grávida ou amamentando.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Deve-se ter cuidado especial na administração de ACOG ® (rivaroxabana):
- se você tem doença renal grave ou moderada;
- se você tem risco aumentado de sangramento, tais como:
- distúrbios hemorrágicos;
- pressão arterial muito alta, não controlada por tratamento médico;
- úlcera ativa ou recente no estômago ou no intestino;
- problemas nos vasos sanguíneos da parte de trás de seus olhos (retinopatia);
- sangramento recente em seu cérebro (hemorragia intracraniana ou intracerebral);
- problemas nos vasos sanguíneos do cérebro ou da medula espinhal;
- operação recente em seu cérebro, medula espinhal ou olhos;
- bronquiectasia (doença pulmonar onde os brônquios estão dilatados e com pus) ou histórico de sangramento nos pulmões.
- se você tem prótese de válvula cardíaca;
- se o médico falar que você tem uma forma grave de síndrome antifosfolípide, uma doença que pode causar coágulos sanguíneos.
Também deve-se ter cuidado se tiver um câncer ativo - isso também pode significar que você tem um risco aumentado de sangramento.
Se alguma das condições acima se aplicar a você, converse com seu médico antes de usar ACOG ® (rivaroxabana). Seu médico poderá decidir mantê
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (15 a 30°C). Proteger da umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Uso oral. Sempre use ACOG ® (rivaroxabana) exatamente como informado por seu médico. É importante usar ACOG antes e após operações, exatamente nos horários informados por seu médico. Caso esteja envolvido em um procedimento que requer um cateter ou injeção na medula espinhal, deve-se seguir as orientações do médico muito atentamente.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
ACO B pode causar desmaios (reação adversa incomum) ou tontura (reação adversa comum). Você não deve dirigir ou operar máquinas se apresentar esses sintomas.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?