Afetus ® (cloridrato de sertralina) é indicado para o tratamento de transtorno depressivo, incluindo aqueles acompanhados por sintomas de ansiedade, em pacientes com ou sem história de mania, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), transtorno do pânico, transtorno de estresse pós-traumático, fobia social e síndrome da tensão pré-menstrual (STPM) e/ou transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM). Em crianças e adolescentes (entre 6 e 17 anos) está indicado apenas no tratamento do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).
Como este medicamento funciona?
Afetus ® (cloridrato de sertralina) atua sobre a serotonina, um neurotransmissor presente no cérebro, ajudando a aliviar os sintomas dos transtornos indicados, como transtorno depressivo, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), entre outros. O início dos efeitos terapêuticos pode ocorrer dentro de 7 dias, podendo variar dependendo das características do paciente e do transtorno mental em tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado para menores de 6 anos. Não é indicado para crianças entre 6 e 17 anos, com exceção de casos de transtorno obsessivo compulsivo. Não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose ou por pacientes com hipersensibilidade ao cloridrato de sertralina ou aos demais componentes da fórmula. É contraindicado para pacientes em uso concomitante de antidepressivos inibidores da monoaminoxidase (IMAO), pimozida e dissulfiram. Também não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Há risco de síndrome serotoninérgica pela associação de triptanas (uma classe de medicamentos utilizados para o tratamento da crise de enxaqueca) e os inibidores da recaptação de serotonina, como o cloridrato de sertralina. Se você faz uso de uma dessas medicações, avise o seu médico para as devidas providências. Não deve usar o cloridrato de sertralina com medicamentos IMAO, devido ao risco de reações graves, algumas fatais. Deve-se também ficar atento à possibilidade de ativação de mania/hipomania, perda de peso, e risco de piora clínica e suicídio. Além disso, o uso deve ser feito com cautela em pacientes com comprometimento da função renal ou hepática. Você não deve dirigir ou operar máquinas durante o tratamento, e deve usar métodos adequados de contracepção se estiver em idade fértil.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Afetus deve ser utilizado por via oral. A dosagem específica e a duração do tratamento devem ser determinadas pelo médico, levando em consideração as condições de saúde do paciente e a indicação clínica. Em relação ao uso em crianças, está indicado apenas para o tratamento do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). É importante seguir as orientações médicas rigorosamente.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você esquecer de usar AFETUS, tome a dose assim que se lembrar. No entanto, se estiver próximo da hora da próxima dose, pule a dose esquecida e retorne ao esquema posológico habitual. Não use uma dose dupla para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Afetus pode causar os seguintes males: sintoma de abstinência como tontura, distúrbios sensoriais, distúrbios do sono, agitação, náusea, vômito, tremor e dificuldade de concentração. Pode ocorrer síndrome serotoninérgica com dores abdominais, diarreia, hiperpirexia, taquicardia, tremores, delírio e convulsões. Quadro grave pode evoluir para coma ou morte. Além disso, pode haver perda de peso, ativação de mania/hipomania, e risco de piora clínica e suicídio especialmente no início do tratamento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?