AGOXOM ® (agomelatina) é um medicamento indicado para o tratamento do transtorno depressivo maior (TDM) e/ou do transtorno de ansiedade generalizada (TAG) em adultos. Em adolescentes de 12 a 17 anos, este medicamento é indicado para o tratamento de episódios moderados a graves do transtorno depressivo maior, nos casos em que a depressão não tenha respondido à psicoterapia de forma isolada. AGOXOM ® deve ser administrado ao paciente adolescente apenas em combinação com a psicoterapia. Os benefícios esperados de AGOXOM ® são a redução e eliminação dos sintomas relacionados à depressão ou ao transtorno de ansiedade generalizada.
Como este medicamento funciona?
AGOXOM ® (agomelatina) age através da restauração do equilíbrio dos mensageiros cerebrais responsáveis pela melhora da depressão e do transtorno de ansiedade generalizada. Algumas substâncias químicas em nosso cérebro controlam nossas emoções e comportamento, e um desequilíbrio dessas substâncias pode levar a depressão e/ou ao transtorno de ansiedade generalizada. O início de ação da agomelatina, na maioria dos pacientes, pode ser notado em duas semanas de tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve utilizar AGOXOM (agomelatina):
- Se for alérgico à agomelatina ou a um dos componentes da fórmula;
- Se o seu fígado não funciona bem (disfunção hepática);
- Se estiver tomando fluvoxamina (outro medicamento usado no tratamento da depressão) ou ciprofloxacino (um antibiótico).
Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Podem existir algumas razões pelas quais AGOXOM ® (agomelatina) não seja apropriado para você. Se algumas das advertências abaixo forem aplicáveis, fale com seu médico antes de utilizar este medicamento. - Se estiver atualmente em tratamento com outros medicamentos que possam causar danos no fígado, peça conselho ao seu médico sobre estes medicamentos. - Se é obeso ou tem excesso de peso, fale com seu médico. - Se você é diabético, fale com seu médico. - Se os seus níveis das enzimas hepáticas estiverem altos antes do tratamento, o seu médico irá decidir se AGOXOM ® (agomelatina) é indicado para você. - Se você tem doença bipolar, se já teve ou vier a desenvolver sintomas maníacos, fale com o seu médico antes de começar a tomar este medicamento ou antes de continuar com este medicamento. - Se você sofre de demência, seu médico irá fazer uma avaliação individual para saber se AGOXOM ® (agomelatina) é indicado para você.
Durante o tratamento com AGOXOM ® (agomelatina): O que fazer para evitar problemas hepáticos graves potenciais: Seu médico deve verificar se seu fígado está funcionando corretamente antes de iniciar o tratamento. Alguns pacientes podem apresentar níveis de enzimas hepáticas aumentadas no sangue durante o tratamento com AGOXOM ® (agomelatina). Portanto, testes de acompanhamento devem ser feitos nos seguintes momentos: Antes do início ou aumento da dose, cerca de 3 semanas, cerca de 6 semanas, cerca de 12 semanas, cerca de 24 semanas. Exames de sangue devem ser realizados conforme a avaliação do médico.
Esteja atento aos sinais e sintomas que o seu fígado pode não estar funcionando corretamente. Se você observar qualquer um desses sinais e sintomas de problemas hepáticos: urina mais escura que o
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O medicamento AGOXOM (agomelatina) deve ser administrado por via oral e é indicado para o tratamento do transtorno depressivo maior (TDM) e/ou do transtorno de ansiedade generalizada (TAG) em adultos e adolescentes acima de 12 anos. É importante que o tratamento dure pelo menos 6 meses para garantir a eliminação dos sintomas. Em adolescentes, deve ser utilizado em combinação com a psicoterapia.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento AGOXOM (agomelatina) pode causar efeitos colaterais, especialmente relacionados ao fígado. Durante o tratamento, alguns pacientes podem apresentar níveis de enzimas hepáticas aumentadas no sangue. É importante que seu médico verifique o funcionamento do seu fígado antes de iniciar o tratamento e faça testes de acompanhamento regulares. Além disso, pode haver risco de pensamentos suicidas ou de autoagressão, especialmente em pacientes jovens e em início de tratamento. Sinais de problemas hepáticos incluem urina escura, fezes claras, icterícia (amarelamento da pele e olhos) e fadiga anormal. Se esses sintomas ocorrerem, procure seu médico imediatamente.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se você ou alguém usou uma quantidade maior do que a indicada de AGOXOM (agomelatina), é importante procurar imediatamente um médico ou um serviço de emergência. Não há informações específicas na bula sobre o que fazer em caso de superdose, mas é fundamental ter orientação médica para evitar complicações.