Albocresil ® é indicado para o tratamento tópico das inflamações, infecções ou lesões teciduais cérvico-vaginais (por ex. corrimentos cervicais e vaginais causados por bactérias, tricomonas, infecções fúngicas, vaginites, cervicites e úlceras por compressão em pacientes usuárias de diafragma intra-uterino) e no condiloma acuminado. O produto deve ser utilizado no tratamento tópico de ectopias cervicais e no controle da hemorragia após biópsia e remoção de pólipos do útero. Em Dermatologia e Cirurgia, utilizam-se Albocresil ® Gel para acelerar a remoção do tecido necrótico após queimaduras, para limpeza e estimulação da cicatrização. Em Otorrinolaringologia / Odontologia, utiliza-se para o tratamento tópico de aftas e nas inflamações da membrana mucosa oral e das gengivas.
Como este medicamento funciona?
Albocresil ® age regenerando o tecido lesado, promovendo a cicatrização por meio do aumento da circulação do sangue na área tratada. Apresenta também ação contra germes e contra sangramentos localizados. As ações de Albocresil ® podem ser observadas logo após a aplicação do produto, podendo-se notar modificações no aspecto do tecido lesado.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento não deve ser usado nos casos de alergia/hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos ou em mulheres na pós-menopausa, uma vez que não há, até o momento, estudos avaliando o uso do medicamento nessas faixas etárias.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Albocresil ® não deve ser ingerido. Caso isso ocorra, o indivíduo deve beber imediatamente água em abundância. Durante o tratamento vaginal com Albocresil ®, devem-se evitar lavagens genitais com sabonetes irritantes. Deve-se evitar o uso do produto durante a menstruação. A atividade sexual deve ser evitada durante o período de tratamento com Albocresil ® Gel e nos sete dias seguintes. Após alguns dias de tratamento, é comum a formação de um acúmulo do produto e de restos celulares na vagina, que geralmente são eliminados espontaneamente. Em alguns casos, quando o acúmulo é importante, pode ser necessária a sua retirada a fim de evitar uma irritação local e sensação de incômodo para a paciente. Albocresil ® não é eficaz contra infecções por HIV ou outras doenças sexualmente transmissíveis, como gonorréia e sífilis. Caso haja contato do produto com os olhos, enxaguá-los com água até que o produto seja completamente retirado. Em casos de maior irritação dos olhos, consulte um oftalmologista. Após a aplicação do produto na mucosa da boca e/ou gengiva, recomenda-se intensivo enxágue do local, visto que o produto pode causar desmineralização dos dentes. Gravidez e amamentação: Este produto somente deve ser usado durante a gravidez e a amamentação quando estritamente indicado, e após as devidas considerações sobre os riscos para a mãe e para a criança, pois não há disponibilidade de estudos relevantes sobre o uso seguro do produto em mulheres nestas condições. Este medicamento
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
O produto deve ser conservado à temperatura ambiente (15ºC a 30ºC). Evitar calor excessivo. Guarde-o em sua embalagem original e mantenha fora do alcance das crianças. Consulte o farmacêutico se houver alguma mudança no aspecto do medicamento.
Como devo usar este medicamento?
Para o uso de Albocresil ® Gel, é importante seguir a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Para a utilização correta, no uso ginecológico, dependendo da gravidade das condições, a aplicação deve ser feita diariamente ou em dias alternados, de preferência à noite, ao deitar. Deve-se administrar na vagina um aplicador cheio (cerca de 5 g do produto). O aplicador, composto de duas partes, deve ser encaixado na bisnaga com o êmbolo inteiramente dentro do aplicador. Após isso, a bisnaga deve ser espremida pelo fundo até preencher o interior do aplicador. Introduza o aplicador profundamente na vagina e administre o gel pressionando-se o êmbolo até que o aplicador esteja vazio. Após o uso, o êmbolo do aplicador pode ser removido e lavado para a próxima aplicação. O gel de Albocresil ® possui boa bioadesividade, distribuindo-se de forma uniforme na parede vaginal, formando uma fina camada que atinge uma grande extensão. No uso dermatológico e pós-cirúrgico, aplica-se uma camada do produto no local do tratamento. A quantidade aplicada depende da natureza e extensão da área afetada.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
A dose esquecida deve ser aplicada tão logo seja lembrada. Não deve ser usada uma dose dupla para compensar a dose esquecida e não deve ser excedida a dose recomendada para cada dia. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
As seguintes reações indesejáveis foram relatadas com o uso de preparados contendo policresuleno: candidíase (infecção fúngica) na vagina, coceira na vagina, eliminação de fragmentos de tecidos da mucosa da vagina, desconforto e ressecamento da vagina, sensação de corpo estranho, reações alérgicas sistêmicas e urticária. Em caso de irritação local intensa, é recomendável interromper o tratamento. O uso bucal de Albocresil ® gel pode ocasionar desmineralização dos dentes, o que pode ser evitado com o completo enxágüe bucal com água após a aplicação do produto.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O quadro clínico por superdose ainda não é conhecido. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001 se você precisar de mais orientações.