• Home
  • Bulas
  • Alcachofrax Cynara Scolymus 335mg com 30 Comprimidos Catarinense Pharma

Alcachofrax Cynara Scolymus 335mg com 30 Comprimidos Catarinense Pharma

  • Fabricante: Laboratorio Catarinense Ltda - 84684620000187
  • Categoria: Digestivo
  • Princípio ativo: Cynara Scolymus L
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Para facilitar a digestão e aliviar o desconforto abdominal, gases e náuseas resultantes de deficiência na produção e eliminação da bile. E atua na diminuição do colesterol presente no sangue.

  • Como este medicamento funciona?

    Possui ação colagoga, ou seja, estimula a secreção da bile pela vesícula biliar para o duodeno. Possui ação colerética, ou seja, estimula a produção de bile pelo fígado. Assim sendo, facilita a digestão de alimentos gordurosos. O tempo médio estimado para início de ação para a utilização como colagogo e colerético é de 30 minutos, enquanto que para a utilização como hipocolesterolemiante é de 6 semanas.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Pacientes com histórico de hipersensibilidade e alergia a qualquer um dos componentes da fórmula não devem fazer uso do produto. Este medicamento é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade a extratos de alcachofra (Cynara scolymus) ou outras plantas da família Asteraceae. Não deve ser utilizado por pacientes com doença obstrutiva das vias biliares. Pacientes que apresentam cálculos biliares devem consultar um médico antes da utilização da alcachofra. Este medicamento não é indicado durante a amamentação devido à falta de estudos disponíveis. Os princípios ativos amargos da planta podem passar pelo leite materno. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má absorção de glicose - galactose. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    O uso concomitante deste medicamento com diuréticos em presença de hipertensão ou cardiopatias deve ser realizado sob estrita supervisão médica, dada a possibilidade de haver descompensação da pressão arterial, ou, se a eliminação de potássio é considerável, uma potencialização de drogas cardiotônicas. Pode reduzir a eficácia de medicamentos que interferem na coagulação sanguínea, como ácido acetilsalicílico e anticoagulantes (ex. varfarina). A ocorrência de hipersensibilidade foi relatada para alcachofra, sendo atribuída à presença de lactonas sesquiterpênicas como a cinaropicrina. Pacientes com história de sensibilidade a outras plantas da família Asteraceae podem desenvolver reação alérgica ao medicamento. Não existem estudos disponíveis para recomendar o uso em menores de 12 anos ou durante a gravidez. É importante informar ao médico ou cirurgião-dentista sobre o uso de outros medicamentos, incluindo plantas medicinais e fitoterápicos, pois interações podem ocorrer.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Alcachofrax® deve ser guardado em sua embalagem original à temperatura ambiente [15 a 30ºC]. O produto apresenta validade de 36 meses. Após a abertura da embalagem, o produto deve ser guardado em sua embalagem original, à temperatura ambiente. Leve em conta também que o medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    Deve-se ingerir 2 comprimidos revestidos de 8 em 8 horas, ou a critério do médico. Utilizar apenas a via oral. A posologia descrita corresponde a 2 comprimidos revestidos contendo cada um 335mg de extrato hidroetanólico seco (3:1) de folhas de Cynara scolymus. A duração do tratamento para a indicação como colerético/colagogo é de 2 semanas, enquanto que para a indicação como hipocolesterolemiante é de 06 a 12 semanas. A dose máxima deve ser de 6 comprimidos divididos em 3 doses ao dia. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Caso você esqueça de tomar uma dose do produto Alcachofrax®, não é necessário tomar a dose esquecida, deve-se apenas tomar a próxima dose, no horário correto. Nunca tome uma dose dobrada para compensar a dose perdida. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso deste medicamento pode acarretar efeito laxativo. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não há relatos de intoxicação por superdosagem na literatura. Em caso de superdosagem, suspender o uso e procurar orientação médica de imediato. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.