Alivium ® é um medicamento indicado para redução da febre e para o alívio de dores, tais como: dores decorrentes de gripes e resfriados, dor de garganta, dor de cabeça, dor de dente, dor nas costas, cólicas menstruais e dores musculares.
Como este medicamento funciona?
Alivium ® exerce atividades contra a dor e contra a febre. Seu início de ação ocorre em aproximadamente 15 a 30 minutos após sua administração oral e permanece por 4 a 6 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
Não utilize Alivium ® se você já teve qualquer alergia ou alguma reação incomum a qualquer um dos componentes da fórmula do produto. Este produto contém ibuprofeno que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais a asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico. Não utilize Alivium ® caso tenha apresentado alguma reação alérgica ao ácido acetilsalicílico e a outros anti-inflamatórios. Não utilize este produto contra a dor por mais de 10 dias ou contra a febre por mais de 3 dias, a menos que seja prescrito pelo médico. Não ultrapasse a dose recomendada. Não tome este produto com outros medicamentos contendo ibuprofeno ou outros medicamentos para dor, exceto sob orientação médica. Não utilize Alivium ® em casos em que o ácido acetilsalicílico, iodeto e outros anti-inflamatórios não esteroides tenham induzido asma, rinite, urticária, pólipo nasal, angioedema, broncoespasmo e outros sintomas de reação alérgica ou anafilática. Este medicamento é contraindicado durante o terceiro trimestre de gravidez. Não utilizar Alivium ® junto com bebidas alcoólicas. Alivium ® é contraindicado a pacientes com úlcera gastroduodenal ou sangramento gastr
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O uso de ibuprofeno em crianças com menos de 2 anos e idosos deve ser feito sob orientação médica. Informe sempre o médico sobre possíveis doenças do coração, nos rins, no fígado ou outras que você tenha, para receber uma orientação cuidadosa. Em pacientes com asma ou outras doenças alérgicas, especialmente quando há história de broncoespasmo, o ibuprofeno deve ser usado com cautela. Consulte um médico caso: não esteja ingerindo líquidos; tenha perda contínua de líquidos por diarreia ou vômito; tenha dor de estômago; apresente dor de garganta grave ou dor de garganta acompanhada de febre elevada, dor de cabeça, enjoos e vômitos; e tenha ou teve problemas ou efeitos colaterais com este ou qualquer outro medicamento para dor e febre. Consulte um médico antes de utilizar este medicamento se: estiver sob tratamento de alguma doença grave; estiver tomando outros medicamentos; e estiver tomando outro produto que contenha ibuprofeno ou outro analgésico e antipirético. Pare de utilizar este medicamento e consulte um médico caso: ocorra uma reação alérgica; a dor ou a febre piorar ou durar mais de 3 dias; não obtenha melhora após 24 horas de tratamento; ocorra vermelhidão ou
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15ºC a 30ºC). Proteger da luz. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Agite antes de usar. Não precisa diluir. A dose recomendada para crianças a partir de 6 meses deve ser administrada conforme quadro a seguir, de acordo com o peso da criança, em intervalos de 6 a 8 horas, ou seja, de 3 a 4 vezes ao dia, não ultrapassando a dose máxima de 7mL. Crianças com mais de 30kg não devem ultrapassar a dose máxima de 7mL.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de Alivium pode causar reações de natureza alérgica, como asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico. Sinais de reação alérgica incluem problemas respiratórios, inchaço da face e do pescoço (angioedema), e dor no peito. Além disso, foram relatadas reações cutâneas graves, como dermatite esfoliativa, síndrome de Stevens-Johnson, e necrólise epidérmica tóxica, principalmente durante o primeiro mês de uso. O medicamento pode causar problemas nos rins, estômago, intestino, coração e vasos sanguíneos se utilizado por períodos prolongados ou em dosagens inadequadas. Deve-se evitar seu uso em caso de sangramento gastrointestinal e é contraindicado em pacientes com úlcera gastroduodenal.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de Alivium, deve-se suspender imediatamente o uso e procurar assistência médica. O uso excessivo pode causar problemas nos rins, estômago, intestino, coração e vasos sanguíneos. Além disso, caso ocorram sinais de reação alérgica ou outros sintomas graves, como vermelhidão ou inchaço na área dolorosa, é fundamental buscar ajuda profissional.