Está indicado para o alívio das manifestações alérgicas, tais como: rinite alérgica incluindo espirros e obstrução nasal; prurido (coceira) no nariz, no palato, na garganta e nos olhos; coriza (nariz escorrendo); conjuntivite alérgica com sintomas de lacrimejamento e vermelhidão dos olhos; febre do feno; alergias da pele como os da urticária.
Como este medicamento funciona?
ALLEXOFEDRIN ® é um produto com rápida ação antialérgica (evita os efeitos da histamina, uma substância produzida pelo próprio corpo e que causa alergia). O tempo médio de início de ação inicia-se dentro de 1 hora e alcança seu efeito máximo dentro de 2 a 3 horas, prolongando-se por 24 horas (apresentações de 120 e 180 mg).
Quando não devo usar este medicamento?
Não deve ser utilizado em caso de alergia aos componentes da fórmula. Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Não há estudos de cloridrato de fexofenadina em mulheres grávidas e/ou que estejam amamentando. ALLEXOFEDRIN somente deve ser utilizado durante a gravidez e/ou amamentação se a relação risco/benefício for avaliada pelo médico e supere os possíveis riscos para o feto e/ou crianças que são amamentadas. A fexofenadina não prejudicou a fertilidade, nem o desenvolvimento pré ou pós-natal e não foi teratogênica (não causou anormalidades no desenvolvimento do feto).
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Uso criterioso no aleitamento ou na doação de leite humano. O uso deste medicamento no período da lactação depende da avaliação e acompanhamento do seu médico ou cirurgião-dentista.
Não é necessário ajuste de dose de ALLEXOFEDRIN em pacientes com insuficiência hepática e renal, ou em idosos. Atenção: Contém lactose. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose. Atenção: contém os corantes óxido de ferro amarelo, óxido de ferro vermelho e dióxido de titânio, que podem, eventualmente, causar reações alérgicas.
Alterações na capacidade de dirigir veículos e operar máquinas: Não foram observados efeitos sobre a capacidade de conduzir automóveis ou de operar máquinas, alteração no padrão do sono ou outros efeitos no sistema nervoso central. ALLEXOFEDRIN não interfere nos efeitos da histamina no Sistema Nervoso Central, por
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 °C a 30°C). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Recomenda-se que o medicamento seja tomado com água por via oral. Para os sintomas associados à rinite alérgica: 1 comprimido de 120 mg uma vez ao dia ou 1 comprimido de 180 mg uma vez ao dia. Para os sintomas associados à urticária: 1 comprimido de 180 mg, uma vez ao dia. Não deve ser partido ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso esqueça-se de tomar uma doses, tome assim que possível. No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado. Não tomar o medicamento em dobro para compensar doses esquecidas. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os eventos adversos que podem ser causados pelo medicamento ALLEXOFEDRIN incluem as seguintes reações: dor de cabeça, sonolência, tontura e enjoos, que são reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes). Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes) incluem exantema (erupções cutâneas), urticária, prurido, angioedema (inchaço), rigidez torácica, dispneia (dificuldade na respiração), rubor e anafilaxia sistêmica (reação alérgica). Outros eventos raramente relatados incluem cansaço (fadiga), insonia, nervosismo e distúrbios do sono ou pesadelo.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Sintomas: a maioria dos relatos de superdose do cloridrato de fexofenadina apresenta informações limitadas. Entretanto, tontura, sonolência, e outros sintomas podem ocorrer. Recomenda-se procurar orientação médica em caso de uso excessivo.