O cloridrato de amiloride + hidroclorotiazida é indicado para o tratamento de: hipertensão arterial sistêmica (pressão alta); edema de origem cardíaca (inchaço dos tornozelos, pés e pernas causados pela retenção de água); cirrose hepática (doença hepática) com ascite (acúmulo de água no abdômen) e edema (inchaço) nos quais a alteração de potássio pode ser esperada.
Como este medicamento funciona?
O ingrediente amilorida é um medicamento do grupo de fármacos denominado diuréticos poupadores de potássio. O ingrediente hidroclorotiazida é um medicamento do grupo de fármacos denominado diuréticos tiazídicos. O cloridrato de amilorida + hidroclorotiazida age fazendo com que seus rins permitam a passagem de mais água e sal e retenham mais potássio. Essa ação ajuda a reduzir a pressão alta e algumas formas de inchaço, ao mesmo tempo em que ajuda a manter os níveis normais de potássio no sangue. O cloridrato de amilorida + hidroclorotiazida normalmente começa a agir até 2 horas após a administração, com efeitos máximos em torno da quarta hora e sua atividade detectável por aproximadamente 24 horas; a ação diurética efetiva do produto persiste durante aproximadamente 12 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve tomar cloridrato de amilorida + hidroclorotiazida se: for alérgico a qualquer um de seus ingredientes; for alérgico a qualquer derivado da sulfonamida; já apresentar naturalmente níveis elevados de potássio no sangue; estiver tomando outros fármacos ou suplementos para aumentar a quantidade de potássio no sangue; apresentar doença renal (insuficiência renal, anúria, insuficiência renal aguda, doença renal grave progressiva ou nefropatia diabética). Além disso, este medicamento é contraindicado durante o aleitamento, pois é excretado no leite humano e pode causar reações indesejáveis no bebê.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Informe ao seu médico sobre quaisquer problemas médicos e alergias que apresente ou tenha apresentado. Informe ao seu médico se apresenta níveis elevados de potássio no sangue. Foi observado aumento de potássio em pacientes que receberam cloridrato de amilorida isolada ou concomitantemente com outros diuréticos, especialmente em pacientes idosos e em pacientes hospitalizados com cirrose hepática ou edema cardíaco que sabidamente apresentavam comprometimento renal, estavam gravemente doentes ou haviam sido submetidos à terapia diurética intensa. Foram relatadas algumas mortes nesse grupo de pacientes. A suplementação de potássio, por meio de medicação ou dieta rica em potássio, não deve ser realizada com cloridrato de amilorida + hidroclorotiazida, exceto nos casos graves e/ou refratários de baixo nível de potássio; se realizada, recomenda-se monitorização cuidadosa dos níveis de potássio no sangue. Tratamento de nível alto de potássio: se ocorrer nível alto de potássio em pacientes tratados com cloridrato de amilorida + hidroclorotiazida, o medicamento deve ser descontinuado imediatamente e, se necessário, o médico deve empregar medidas ativas para reduzir o nível plasmático de potássio. Função renal comprometida: pacientes com aumento no nível de ureia no sangue acima de 30 mg/dL, com níveis de creatinina no sangue de 1,5 mg/dL ou com valores da ureia no sangue total acima de 60 mg/dL
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O medicamento cloridrato de amilorida + hidroclorotiazida deve ser administrado por via oral. O ingrediente amilorida é um diurético poupador de potássio e a hidroclorotiazida é um diurético tiazídico. O efeito é normalmente iniciado até 2 horas após a administração, com efeitos máximos ocorrendo em torno da quarta hora e podendo durar aproximadamente 12 horas. É indicado para o tratamento de hipertensão arterial sistêmica e edema de origem cardíaca, entre outros. Deve-se evitar o uso em caso de alergia a seus ingredientes, entre outras contraindicações.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento cloridrato de amilorida + hidroclorotiazida pode causar alguns maus efeitos, incluindo desequilíbrio eletrolítico, que pode resultar em sintomas como boca seca, sede, fraqueza, sonolência, convulsões, confusão, dores musculares, cansaço muscular, diminuição da urina e batimentos cardíacos acelerados. Hiponatremia (baixo nível de sódio no sangue) e azotemia (acúmulo de compostos nitrogenados no sangue) também podem ocorrer. Pacientes com disease renal ou hepatopatia devem usar o medicamento com cautela, pois podem ter reações adversas mais graves. É importante ressaltar que o uso de diuréticos pode causar efeitos cumulativos. A suplementação de potássio deve ser monitorada cuidadosamente, pois pode levar à elevação dos níveis de potássio no sangue.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se ocorrer uso excessivo de cloridrato de amilorida + hidroclorotiazida, o medicamento deve ser descontinuado imediatamente e, se necessário, o médico deve empregar medidas ativas para reduzir o nível plasmático de potássio.