A aminofilina é indicada para doenças caracterizadas por broncoespasmo, como a asma brônquica ou o broncoespasmo associado com bronquite crônica e enfisema.
Como este medicamento funciona?
A aminofilina atua como broncodilatador, causando o relaxamento dos brônquios e dos vasos pulmonares, aliviando a sensação de falta de ar e melhorando a função pulmonar.
Quando não devo usar este medicamento?
A aminofilina não deve ser usada por pacientes com úlcera ou que apresentem qualquer alergia à aminofilina, teofilina ou qualquer outro componente da fórmula.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de usar AMINOFILINA TEUTO, é importante estar ciente das interações medicamentosas. O uso simultâneo com adrenocorticóides, glicocorticóides e mineralocorticóides pode resultar em hipernatremia. Medicamentos como fenitoína, primidona ou rifampicina podem estimular o metabolismo hepático e afetar os níveis de teofilina no sangue. O uso de betabloqueadores pode resultar em inibição mútua dos efeitos terapêuticos. Outros medicamentos como cimetidina, eritromicina, ranitidina ou troleandomicina podem diminuir a depuração hepática da teofilina, aumentando o risco de toxicidade. O hábito de fumar pode afetar a dosagem necessária, exigindo ajustes. Durante a gravidez e a amamentação, o uso deve ser decidido pelo médico. Informe seu médico sobre qualquer outro medicamento em uso e não use sem orientação médica.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15ºC a 30ºC). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Este medicamento deve ser administrado por via oral, após as refeições. A posologia deve ser usada de acordo com a severidade da doença, a idade, a existência de outras doenças e a resposta do paciente. Para o tratamento prolongado da asma brônquica e do broncoespasmo, associado com bronquite crônica e enfisema, tomar 1 a 2 comprimidos de 100mg ou 1 comprimido de 200mg, 2 a 3 vezes ao dia, após as refeições. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você esqueceu de tomar o medicamento, tome uma dose assim que se lembrar. Se estiver perto da hora de tomar a próxima dose, você deve, simplesmente, tomar o próximo comprimido no horário usual. Não dobrar a próxima dose para repor o comprimido que você esqueceu de tomar no horário certo.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
A aminofilina pode eventualmente causar algumas reações desagradáveis, dentre as quais as mais comuns são os distúrbios gastrintestinais como náuseas e vômitos. Informe seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Caso você acidentalmente use aminofilina em quantidade maior do que a receitada, informe seu médico imediatamente ou vá ao hospital mais próximo. Os sintomas que podem ocorrer incluem: taquicardia (aumento do batimento cardíaco), hipocalemia (baixa concentração de potássio no sangue), hiperglicemia (alta concentração de glicose no sangue) e convulsão. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.