• Home
  • Bulas
  • Amoxicilina Clavulanato De Potassio Sandoz com 12 Comprimidos Revestidos 500 125mg Generico

Amoxicilina Clavulanato De Potassio Sandoz com 12 Comprimidos Revestidos 500 125mg Generico

  • Fabricante: Sandoz Do Brasil Indústria Farmacêutica Ltda - 61286647000116
  • Categoria: Antibióticos
  • Princípio ativo: Acido Clavulanico,Amoxicilina
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    O medicamento amoxicilina + clavulanato de potássio é um antibiótico usado em adultos e crianças indicado para o tratamento de infecções em diferentes partes do corpo que são causadas por determinados tipos de bactérias.

  • Como este medicamento funciona?

    O medicamento amoxicilina + clavulanato de potássio é um antibiótico que age eliminando as bactérias que causam infecções. O medicamento contém duas diferentes substâncias ativas denominadas amoxicilina e ácido clavulânico. A amoxicilina pertence à família das penicilinas. O clavulanato pode ajudar na proteção da amoxicilina.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    O medicamento amoxicilina + clavulanato de potássio é contraindicado para pacientes que apresentam reações alérgicas e hipersensibilidade às penicilinas, além de disfunção do fígado ou icterícia associada ao uso de amoxicilina + clavulanato de potássio ou de outras penicilinas.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Antes de iniciar o tratamento com amoxicilina + clavulanato de potássio, seu médico deve fazer uma pesquisa cuidadosa para saber se você tem ou já teve reações alérgicas a outros antibióticos como penicilinas e cefalosporinas, ou a outras substâncias causadoras de alergia (alérgenos). Foram relatadas reações alérgicas sérias e potencialmente fatais, incluindo reações anafiláticas. Caso haja uma reação alérgica, você deve interromper o tratamento, e seu médico determinará a melhor terapia para o seu caso. Além disso, se houver suspeita de mononucleose, converse com seu médico antes do tratamento, pois o medicamento deve ser evitado devido à possibilidade de ocorrerem erupções da pele. O uso prolongado pode resultar em crescimento excessivo de microrganismos não sensíveis. O médico deve monitorar o uso em pacientes com problemas hepáticos e ajustar a dose de anticoagulantes orais se necessário. Caso você observe diarreia prolongada ou cólicas abdominais, o tratamento deve ser interrompido imediatamente.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    O medicamento amoxicilina + clavulanato de potássio deve ser armazenado em sua embalagem original. A conservação deve ser feita em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C) e protegido da umidade. É importante não utilizar o medicamento após o fim do prazo de validade descrito na embalagem e mantê-lo fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    O medicamento amoxicilina + clavulanato de potássio destina-se apenas para uso oral. Os comprimidos de amoxicilina + clavulanato de potássio devem ser administrados por via oral (pela boca). Para reduzir desconfortos no estômago ou no intestino, tome este medicamento no início da refeição. O tratamento não deve ser estendido por mais de 14 dias sem a revisão do médico.

    Posologia para tratamento de infecções: Adultos e crianças acima de 12 anos devem tomar 1 comprimido revestido de 500 mg + 125 mg três vezes ao dia (de 8 em 8 horas). Nos casos de infecções graves, a posologia deve ser aumentada, a critério do médico, até 50 mg/kg/dia.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você se esquecer de usar amoxicilina + clavulanato de potássio, tome a dose assim que se lembrar. Se estiver próximo do horário da próxima dose, não tome a dose esquecida. Continue com o tratamento normalmente. Não duplique a dose para compensar a dose esquecida.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso de amoxicilina + clavulanato de potássio pode causar reações alérgicas sérias, incluindo anafilaxia e reações adversas da pele. Também foram relatados casos de colite pseudomembranosa e diarreia significativa. Em casos de superinfecção, pode ser necessário interromper o tratamento. Além disso, altas doses podem estar relacionadas à cristalúria. O tratamento deve ser conduzido com cautela em pacientes com disfunção hepática e aqueles que utilizam anticoagulantes, devido ao aumento do risco de sangramentos.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Durante a administração de altas doses de amoxicilina + clavulanato de potássio, é recomendável que você tome grande quantidade de líquidos para evitar cristalúria (formação de cristais na urina), relacionada ao uso de amoxicilina. Caso você apresente diarreia prolongada ou significativa, ou sinta cólicas abdominais, o tratamento deve ser interrompido imediatamente e seu médico irá avaliar sua condição física.