A amoxicilina + clavulanato de potássio é um antibiótico usado em adultos e crianças indicado para tratamento de infecções em diferentes partes do corpo que são causadas por determinados tipos de bactérias.
Como este medicamento funciona?
A amoxicilina + clavulanato de potássio é um antibiótico que age eliminando as bactérias que causam infecções. O medicamento contém duas diferentes substâncias ativas denominadas amoxicilina e ácido clavulânico. A amoxicilina pertence à família das penicilinas. O ácido clavulânico pode ajudar na proteção da amoxicilina.
Quando não devo usar este medicamento?
A amoxicilina + clavulanato de potássio não é indicada para pacientes com alergia a betalactâmicos, como penicilinas e cefalosporinas. Também não é indicada para pacientes que já tiveram icterícia e/ou problemas de funcionamento do fígado associados ao uso deste medicamento.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de iniciar o tratamento com amoxicilina + clavulanato de potássio, seu médico deve fazer uma pesquisa cuidadosa para saber se você tem ou já teve reações alérgicas a penicilinas e cefalosporinas ou outras substâncias causadoras de alergia (alérgenos). Houve relatos de reações alérgicas sérias e potencialmente fatais (incluindo reações anafiláticas, reações adversas sérias na pele e dores no peito, vômitos repetitivos) em pacientes sob tratamento com penicilina. Caso haja uma reação alérgica, você deve interromper o tratamento e seu médico determinará a melhor terapia para seu caso. Caso você apresente alguma alteração das funções do fígado ou dos rins, converse com seu médico antes de iniciar o tratamento. Durante a administração de altas doses, é recomendável tomar grande quantidade de líquidos para evitar cristalúria. Também é importante que o médico considere a possibilidade de superinfecções por fungos ou bactérias durante o tratamento. Se ocorrer uma superinfecção, o médico poderá recomendar a descontinuação do tratamento e prescrever a terapia apropriada.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
A amoxicilina + clavulanato de potássio não deve ser tomada após o fim do prazo de validade descrito na embalagem. Deve ser armazenada em sua embalagem original, em temperatura ambiente (de 15 ºC a 30ºC), protegida da luz e umidade. A suspensão oral, após a reconstituição, ficará estável por sete dias se conservada na geladeira (entre 2 °C e 8°C). Não deve ser congelada. Após sete dias, o produto deve ser descartado.
Como devo usar este medicamento?
A amoxicilina + clavulanato de potássio destina-se apenas para uso oral. A posologia e o modo de usar devem ser seguidos conforme a orientação do seu médico ou conforme descrito na bula, utilizando o copo dosador que acompanha o produto.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar a amoxicilina + clavulanato de potássio, tome a dose assim que lembrar. Se já estiver próximo do horário da próxima dose, esqueça a dose anterior e retome o esquema posológico normal. Não duplique a dose para compensar a dose perdida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
A amoxicilina + clavulanato de potássio pode causar reações alérgicas graves e potencialmente fatais, incluindo anafilaxia, reações adversas na pele, e dores no peito. Além disso, pode haver relatos de colite pseudomembranosa, que pode ser grave, e o uso prolongado pode resultar em crescimento excessivo de microorganismos resistentes. Se ocorrerem sintomas como diarreia prolongada ou cólicas abdominais, a medicação deve ser interrompida e o médico consultado. O uso pode também causar alterações nas funções do fígado ou dos rins, devendo ser monitorado. É importante estar ciente das interações medicamentosas que podem acarretar em maior risco de sangramento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento, é recomendável que a administração de doses excessivas seja acompanhada de uma ingestão adequada de líquidos para evitar cristalúria. Além disso, se houver sintomas adversos, deve-se procurar assistência médica imediatamente.