A amoxicilina + clavulanato de potássio é um antibiótico usado em adultos e crianças indicado para tratamento de infecções em diferentes partes do corpo que são causadas por determinados tipos de bactérias.
Como este medicamento funciona?
A amoxicilina + clavulanato de potássio é um antibiótico que age eliminando as bactérias que causam infecções. O medicamento contém duas diferentes substâncias ativas denominadas amoxicilina e ácido clavulânico. A amoxicilina pertence à família das penicilinas. O clavulanato pode ajudar na proteção da amoxicilina.
Quando não devo usar este medicamento?
A amoxicilina + clavulanato de potássio não é indicada para pacientes com alergia a betalactâmicos, como penicilinas e cefalosporinas. Não é indicada também para pacientes que já tiveram icterícia ou problemas de funcionamento do fígado associados ao uso de amoxicilina + clavulanato de potássio ou de penicilinas.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de iniciar o tratamento com amoxicilina + clavulanato de potássio, seu médico deve fazer uma pesquisa cuidadosa para saber se você tem ou já teve reações alérgicas a penicilinas, cefalosporinas ou a outras substâncias causadoras de alergia (alérgenos). Houve casos de reações alérgicas sérias e potencialmente fatais (incluindo reações anafiláticas, reações adversas sérias na pele e dores no peito, vômitos repetitivos dentro de 1 a 4 horas após a administração) em pacientes sob tratamento com penicilina. Essas reações ocorrem com mais facilidade em pessoas que já apresentaram alergia à penicilina. O uso prolongado de amoxicilina + clavulanato de potássio pode, ocasionalmente, resultar em crescimento excessivo de microrganismos não sensíveis, ou seja, resistentes à ação do antibiótico. Foi relatada colite pseudomembranosa (inflamação no cólon) com o uso de antibióticos, que pode ter gravidade variada entre leve e fatal. Se você apresentar diarreia prolongada ou significativa, ou sentir cólicas abdominais, o tratamento deve ser interrompido imediatamente e seu médico irá avaliar sua condição física. O médico deve fazer monitoramento apropriado caso haja prescrição de anticoagulantes orais ao mesmo tempo que amoxicilina + clavulanato de potássio. Alguns ajustes de dose dos anticoagulantes orais podem ser necessários. Converse com seu médico caso você esteja usando esses medicamentos. A amoxicilina + clavulanato de potássio deve ser prescrita com cautela para pacientes que apresentam problemas de funcionamento do fígado. Para os que têm problemas nos rins, é necessário ajustar a dosagem de amoxicilina + clavulanato
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
A amoxicilina + clavulanato de potássio não deve ser tomada após o fim do prazo de validade descrito na embalagem. Este deve ser armazenado em sua embalagem original, em temperatura ambiente (de 15 ºC a 30 ºC). Proteger da luz e umidade. A suspensão oral, após a reconstituição, ficará estável por sete dias, devendo ser conservada no refrigerador (em temperatura de 2 ºC a 8 ºC). Não congelar. Se não for conservada na geladeira, a suspensão escurece gradativamente, apresentando coloração amarelo-escura em 48 horas e marrom-tijolo após 96 horas. Após sete dias, deve ser descartada.
Como devo usar este medicamento?
Uso oral. Para preparar a suspensão, leia atentamente as instruções para reconstituição apresentadas abaixo. Agite a suspensão antes de usá-la. A amoxicilina + clavulanato de potássio acompanha um copo dosador e uma seringa dosadora para medir a dosagem correta. Para o uso, o pó deve ser reconstituído para formação de uma suspensão oral conforme detalhado a seguir.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
A amoxicilina + clavulanato de potássio pode causar alguns males, como reações alérgicas, que podem incluir reações anafiláticas, reações adversas sérias na pele e dores no peito. Além disso, pode ocorrer colite pseudomembranosa, que é uma inflamação no cólon com gravidade variável. O uso prolongado pode resultar em crescimento excessivo de microrganismos não sensíveis. Instruções para interromper o tratamento devem ser seguidas se houver diarreia prolongada ou significativa ou se ocorrerem cólicas abdominais. Recomenda-se também cautela com o uso em pacientes com problemas no fígado ou rins, e monitoramento ao usar anticoagulantes orais simultaneamente.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Durante a administração de altas doses de amoxicilina + clavulanato de potássio, é recomendável que você tome grande quantidade de líquidos para evitar cristalúria (formação de cristais na urina), relacionada ao uso da amoxicilina.