• Home
  • Bulas
  • Analgesico E Antinflamatorio Naproxeno Sodico 550mg NEO Quimica 10 Comprimidos

Analgesico E Antinflamatorio Naproxeno Sodico 550mg NEO Quimica 10 Comprimidos

  • Fabricante: Brainfarma Indústria Química E Farmacêutica S.A - 05161069000110
  • Categoria: Inflamação
  • Princípio ativo: Naproxeno
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Este medicamento é indicado para: dores agudas causadas por inflamação como por exemplo, dor de garganta; dor e febre em adultos, como por exemplo dor de dente, dor abdominal e pélvica, dor de cabeça, sintomas de gripe e resfriado; dores musculares e articulares, como por exemplo torcicolo, bursite, tendinite, dor nas costas, dor nas pernas, cotovelo do tenista, dor reumática; dor após traumas: entorses, distensões, contusões, lesões leves decorrentes de prática esportiva.

  • Como este medicamento funciona?

    Naproxeno é um anti-inflamatório (reduz a inflamação) com ação analgésica (alivia a dor) e antitérmica (reduz a febre). Age rapidamente, iniciando sua ação 20 minutos após a ingestão do medicamento.  

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Este medicamento é contraindicado em pessoas que apresentem alergia ao naproxeno ou a outro componente do medicamento; que tenham apresentado crise de asma, urticária ou outras reações alérgicas pelo uso de ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs); em pessoas com histórico de sangramento ou perfuração gastrintestinal relacionado ao uso de anti-inflamatórios não esteroidais; pacientes com antecedente ou história atual de úlcera péptica ou hemorragia (dois ou mais episódios que comprovem ulceração ou sangramento) e em pessoas com insuficiência cardíaca grave. Este medicamento é contraindicado em caso de suspeita de dengue, pois pode aumentar o risco de sangramentos. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.  

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    O naproxeno sódico é um anti-inflamatório que deve ser usado com cuidado, sempre na menor dose e pelo menor tempo possível. Ele não deve ser usado em casos de dor de estômago ou intestinal e pode causar irritações, úlceras e sangramentos no estômago, principalmente em pessoas idosas ou que já tiveram problemas gástricos. Se surgirem dores abdominais, fezes escuras, reações na pele ou qualquer sintoma incomum, o uso deve ser interrompido e o médico deve ser informado.

    O medicamento pode causar retenção de líquidos, inchaço e aumento da pressão arterial, além de estar associado a um pequeno risco de infarto ou derrame em tratamentos prolongados. Também pode provocar reações alérgicas graves, problemas no fígado e, raramente, reações sérias na pele.

    Mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem usar naproxeno, pois ele pode afetar o bebê. O uso também exige cautela em pessoas com problemas nos rins, coração ou fígado, e em quem segue dieta com restrição de sal, já que cada comprimido contém sódio.

     

    O naproxeno pode interagir com outros medicamentos, como anticoagulantes, antidepressivos, corticoides, aspirina, diuréticos e remédios para pressão alta, aumentando o risco de sangramentos ou reduzindo o efeito desses tratamentos. Pode causar tontura e sonolência, por isso recomenda-se cuidado ao dirigir.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Armazenar em temperatura ambiente (de 15°C a 30°C).

    Proteger da luz e umidade. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

  • Como devo usar este medicamento?

    Este medicamento deve ser administrado em jejum ou com as refeições. O comprimido deve ser ingerido com um pouco de líquido, sem mastigar. A absorção pode ser retardada com alimentos. Este medicamento não deve ser partido, ou mastigado. 

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O naproxeno sódico pode causar alguns efeitos indesejáveis, semelhantes aos de outros anti-inflamatórios. Os efeitos mais comuns estão relacionados ao estômago e intestino, como dor abdominal, azia, náusea, indigestão, vômitos, diarreia ou prisão de ventre. Em casos mais graves, podem ocorrer úlceras, sangramentos ou perfurações gastrintestinais, especialmente em pessoas idosas.

    Também podem surgir tontura, dor de cabeça, sonolência ou insônia, e, mais raramente, problemas no coração e vasos, como inchaço, aumento da pressão arterial, insuficiência cardíaca e, em uso prolongado, pequeno risco de infarto ou derrame.

    Outros efeitos possíveis incluem reações alérgicas graves, com falta de ar, inchaço no rosto ou erupções na pele, e problemas no fígado ou rins, como icterícia (pele amarelada) ou alteração em exames laboratoriais. Em casos muito raros, podem ocorrer reações graves na pele, como síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica.

     

    Se houver qualquer reação incomum, especialmente sangramentos, falta de ar, inchaço ou manchas na pele, interrompa o uso e procure atendimento médico imediatamente.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Em caso de ingestão acidental ou proposital de quantidade excessiva deste medicamento poderá ocorrer sonolência, tontura, dor ou desconforto abdominal, azia, indigestão, náuseas, vômitos, alteração transitória da função do fígado, hipoprotrombinemia, disfunção renal, acidose metabólica, falta de ar e desorientação. Pelo fato do naproxeno ser rapidamente absorvido, é esperado alta e rápida concentração do naproxeno no sangue. Alguns poucos pacientes apresentaram desmaios (convulsões), no entanto não foi estabelecida uma relação causal clara com o naproxeno. Foram descritos alguns casos de insuficiência renal aguda reversível. A dose da substância que implica em risco de vida não é conhecida. Procure imediatamente socorro médico onde possam ser realizados os procedimentos de urgência adequados. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico