Este medicamento é destinado ao tratamento de distúrbios de ansiedade, como o transtorno de ansiedade generalizada, e no alívio em curto prazo dos sintomas de ansiedade, acompanhados ou não de depressão.
Como este medicamento funciona?
Ansitec ® é um medicamento que alivia a ansiedade sem causar efeitos sedativos, relaxamento muscular ou sonolência. Sua absorção é rápida e a ação máxima se dá em torno de 60 – 90 minutos após a ingestão do medicamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve tomar Ansitec ® caso apresente hipersensibilidade ao cloridrato de buspirona ou a qualquer componente da formulação. Não deve ser administrado em pacientes menores de 18 anos de idade, com epilepsia, com intoxicação aguda por álcool, hipnóticos, analgésicos ou drogas antipsicóticas, pacientes com insuficiência renal e hepática graves e com história de crises convulsivas. Não deve ser administrado durante a gravidez e lactação, exceto se, na opinião do médico, o benefício exceder o risco potencial ao bebê.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O uso de Ansitec ® não é recomendado caso você esteja utilizando antidepressivos inibidores da monoaminoxidase (IMAO), pois pode ocorrer hipertensão arterial (pressão alta). Ansitec ® não é recomendado para pacientes com história de convulsões (crises epiléticas). Deve ser utilizado com cuidado nas seguintes situações: glaucoma de ângulo agudo (ou fechado), miastenia gravis, dependência a drogas, histórico de insuficiência renal ou hepática. O paciente deve ser cuidadoso ao dirigir veículos ou operar máquinas complexas, até que esteja razoavelmente certo de que o tratamento com Ansitec ® não o afeta desfavoravelmente. O uso deste medicamento pode causar tontura, desmaios ou perda da consciência, expondo o paciente a quedas ou acidentes. Embora estudos de interação com álcool indiquem que não há aumento dos danos induzidos pelo álcool na atividade motora e mental, é recomendado que evite o uso concomitante de álcool e Ansitec ®. Caso você tenha utilizado benzodiazepínicos ou outros medicamentos sedativos, é aconselhável a retirada gradual dos mesmos para evitar reações de abstinência. Ansitec ® não demonstrou potencial para abuso e dependência nos estudos realizados. A segurança e a eficácia de Ansitec ® não foram determinadas em indivíduos menores de 18 anos. Para pacientes com deficiência renal ou hepática, a administração não é recomendada. Durante a gravidez, não utilizar Ansitec ® exceto se, na opinião do médico, o benefício exceder o risco potencial ao bebê. O uso no período de lactação
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Ansitec ®, comprimidos, deve ser armazenado em sua embalagem original, em temperatura ambiente (de 15 °C a 30 °C). Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
Como devo usar este medicamento?
O ANSITEC deve ser utilizado oralmente por adultos (maiores de 18 anos de idade). A absorção do medicamento é rápida e a ação máxima ocorre entre 60 a 90 minutos após a ingestão. Recomenda-se que, em uso prolongado, as necessidades do fármaco sejam reavaliadas após um período de seis meses de tratamento contínuo.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de Ansitec pode causar tontura, desmaios ou perda da consciência, expondo o paciente a quedas ou acidentes. Deve-se ter cuidado ao dirigir veículos ou operar máquinas, pois a habilidade e capacidade de reação podem estar prejudicadas. Além disso, há o potencial para reações de abstinência em pacientes dependentes de drogas sedativas, podendo causar sintomas como irritabilidade, ansiedade, agitação, insônia, tremor, cãibras abdominais, vômito, suor excessivo, e ocasionalmente convulsões.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?