GELMAX ® DIM é um antiácido indicado para o alívio dos sintomas causados pela hiperacidez estomacal, como azia, má digestão e epigastralgia (dor estomacal). É também um antiflatulento (antigases) indicado para o alívio dos sintomas causados pelo excesso de gases, como distensão abdominal (barriga estufada).
Como este medicamento funciona?
GELMAX ® DIM é um medicamento com atividade antiácida, contendo um componente antigases. A combinação de hidróxido de alumínio e hidróxido de magnésio neutraliza o excesso de acidez gástrica (do estômago). A simeticona é importante no tratamento da aerofagia (ingestão de ar), promovendo a eliminação e alívio dos sintomas relacionados aos gases excessivos acumulados no trato gastrointestinal (trato digestivo).
Quando não devo usar este medicamento?
GELMAX ® DIM é contraindicado a pacientes que apresentem hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula, que apresentem fecaloma, obstrução gastrointestinal e doença renal.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Não exceder a posologia de 12 colheres-medida durante o período de 24 horas e não usar este medicamento por mais de duas semanas ou se os sintomas forem recorrentes, a menos que sob prescrição médica. Pacientes com disfunção renal não devem utilizar o produto. A administração prolongada de antiácidos contendo alumínio a pacientes com disfunção renal pode resultar em piora da osteomalácia e desenvolvimento de sín dromes de encefalopatia. O uso também pode resultar em hipofosfatemia. GELMAX deve ser utilizado com precaução por pacientes que sofreram hemorragia grave do trato gastrintestinal superior. O uso pode causar hipermagnesemia em especial em pacientes com insuficiência renal. Durante a gravidez, só deve ser utilizado se o benefício superar o risco para o feto. Durante a lactação, consulte um médico antes de utilizar. Pacientes idosos devem usar com precaução. Os antiácidos podem interagir com outros medicamentos, alterando a absorção e a eficácia.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15° a 30°C). Proteger da luz. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Como devo usar este medicamento?
AGITE BEM ANTES DE USAR. 2 a 4 colheres das de chá (aproximadamente de 10 ml a 20 ml), de preferência entre as refeições e ao deitar-se ou de acordo com o critério médico. Não exceder a posologia de 12 colheres-medida durante o período de 24 horas e não usar este medicamento por mais de duas semanas ou se os sintomas forem recorrentes, a menos que sob prescrição médica. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Tome a dose assim que se lembrar. Entretanto, se estiver próximo o horário da dose seguinte, salte a dose esquecida e continue o tratamento conforme posologia desta bula. Não utilize o dobro da dose para compensar uma dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Antiácidos contendo magnésio podem ter um efeito laxativo podendo causar diarreia, já antiácidos contendo alumínio podem causar constipação podendo levar à obstrução intestinal. A mistura magnésio/alumínio contida nos antiácidos é utilizada para evitar a alteração na função intestinal. Podem ocorrer alterações discretas de trânsito intestinal. Em pacientes com insuficiência renal pode ocorrer hipermagnesemia. O acúmulo de alumínio pode ser neurotóxico. Também tem sido relatada encefalopatia. Pode ocorrer intoxicação por alumínio, osteomalácia e hipofosfatemia raramente (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento). Além das reações relacionadas acima, são também consideradas reações adversas as relatadas abaixo: Reações comuns (> 1/100 e < 1/10): Dor abdominal com cólicas, constipação, alteração do paladar, náuseas, vômitos. Reações raras (> 1/10.000 e < 1.000): Transtorno de eletrólitos, inchaço dos tornozelos ou pés.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de uso de uma quantidade maior do que a indicada de GELMAX, recomenda-se que não se exceda a posologia de 12 colheres-medida durante o período de 24 horas e que o medicamento não seja utilizado por mais de duas semanas ou se os sintomas forem recorrentes, a menos que sob prescrição médica. Caso observados sintomas adversos, informe seu médico imediatamente.