LUFTAGASTRO é um medicamento indicado para os sintomas do refluxo, como regurgitação ácida, queimação (azia) e dispepsia (má digestão), inclusive após cirurgias gástricas, hernia de hiato e esofagite (inflamação no esôfago). Indica-se também para os sintomas do refluxo supraesofágico.
Como este medicamento funciona?
Após a administração de LUFTAGASTRO, a suspensão reage rapidamente com o ácido do estômago e forma uma camada de gel de ácido algínico com pH aproximadamente neutro, que flutua sobre o conteúdo estomacal, impedindo o refluxo por até 4 horas. Em casos severos, a barreira de gel de ácido algínico pode refluir pelo esôfago, promovendo alívio da azia e queimação. Além disso, essa barreira protege a mucosa esofágica contra as substâncias contidas no estômago. LUFTAGASTRO não é absorvido pela circulação sistêmica e seu mecanismo de ação é físico. A formação da camada de gel de ácido algínico é muito rápida, em torno de 15 segundos, proporcionando rápido início de alívio dos sintomas.
Quando não devo usar este medicamento?
LUFTAGASTRO não deve ser utilizado por pacientes com hipersensibilidade ao alginato de sódio, bicarbonato de potássio ou a qualquer componente da fórmula, incluindo os ésteres. Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
A eficácia do medicamento pode ser reduzida em pacientes com níveis de ácido no estômago muito baixos. Cada 10 ml de LUFTAGASTRO contém 1.006 mg de sódio e 78 mg de potássio, que devem ser levadas em consideração quando uma dieta com restrição de sal estiver recomendada, como em casos de falência cardíaca congestiva ou insuficiência renal. Cuidado ao tratar pacientes com hipercalemia, nefrocalcinoses ou cálculo renal. Se os sintomas não diminuírem após 7 dias, o quadro clínico deve ser reavaliado. Este medicamento contém metilparabeno e propilparabeno, que podem causar reações alérgicas.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar LUFTAGASTRO em temperatura ambiente (15 a 30 °C). Não refrigerar ou congelar. Após aberto, é válido por 6 meses. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com prazo de validade vencido.
Como devo usar este medicamento?
Adultos, idosos e crianças acima de 12 anos: tomar 5 a 10 ml após as três principais refeições do dia e antes de dormir. A dose máxima diária não deve ultrapassar 40 ml. Para usar LUFTAGASTRO frasco: agite o frasco antes de usar e utilize uma colher de sobremesa (equivalente a 10 ml) para ajustar a dose do medicamento. Para usar LUFTAGASTRO sachê: cada sachê contém o equivalente à dose de 10 ml. Siga corretamente o modo de usar.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os possíveis maus efeitos que o medicamento LUFTAGASTRO pode causar incluem reações alérgicas devido à presença de metilparabeno e propilparabeno, que podem causar reações alérgicas (possivelmente tardias). Além disso, é importante ter cuidado em pacientes com hipercalcemia, nefrocalcinose, e cálculo renal devido ao teor de cálcio no medicamento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não há informações específicas sobre o que fazer em caso de uso excessivo do medicamento LUFTAGASTRO na bula. Recomenda-se consultar um médico ou farmacêutico para orientação.