Benegrip ® é indicado para alívio dos sintomas decorrentes das gripes e resfriados, como dores de cabeça, febre e processos alérgicos. É formado por uma associação dos seguintes componentes: dipirona (analgésico e antipirético), maleato de clorfeniramina (antialérgico) e cafeína (estimulante).
Como este medicamento funciona?
Benegrip ® atua elevando a tolerância à dor e à febre. Desempenha atividade antialérgica nos processos gripais, descongestionando o nariz e reduzindo a coriza. Estimula o Sistema Nervoso Central, suavemente, conferindo sensação de bem-estar. O tempo de início de ação deste medicamento é de 30 a 60 minutos após sua ingestão.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento não deve ser utilizado por pacientes que apresentarem antecedentes de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. É contraindicado o uso simultâneo de Benegrip e álcool, e com medicamentos para dores de grande intensidade (morfina, codeína, meperidina). Também não deve ser ingerido com medicamentos inibidores da monoaminoxidase e outros medicamentos anti-inflamatórios (como diclofenaco sódico, diclofenaco potássico, nimesulida). Pacientes com presença de úlcera gastroduodenal não devem fazer uso deste medicamento. A dipirona não deve ser administrada em pacientes com glaucoma de ângulo fechado, nefrites crônicas, discrasias sanguíneas, asma, infecções respiratórias crônicas, e quadros clínicos de grave comprometimento cardiocirculatório. Em indivíduos com deficiência de protrombina, a dipirona pode agravar a tendência ao sangramento. É contraindicado o uso da dipirona nos três primeiros meses de gravidez e nas últimas seis semanas da gravidez. Durante o período de lactação, o uso está condicionado à absoluta necessidade e sob orientação médica. Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
A ingestão deste medicamento deve ser cuidadosa por pacientes portadores de doenças crônicas, sob rigorosa supervisão médica. Deve-se suspender a medicação e consultar imediatamente seu médico caso apareçam algum dos seguintes sinais ou sintomas que podem estar relacionados com a neutropenia: febre persistente, calafrios, inflamação da garganta, aftas. Neste caso, deve ser realizado um hemograma para monitorar o caso. O uso de dipirona, em casos de amigdalite ou qualquer outra doença da boca ou faringe, deve merecer cuidado redobrado. Pacientes com asma brônquica ou infecções crônicas respiratórias estão sob risco de asma ou choque pela administração da dipirona. Indivíduos que apresentam hipersensibilidade às bebidas alcoólicas devem ter cautela. O maleato de clorfeniramina deve ser usado com cuidado, pois pode causar sonolência. Indivíduos com problemas gástricos que fazem uso de outros medicamentos no Sistema Nervoso Central devem consultar um médico. Você não deve dirigir veículos ou operar máquinas durante todo o tratamento. Atenção: Este medicamento contém metabissulfito de sódio, que pode causar reações alérgicas graves, principalmente em pacientes asmáticos.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O uso de Benegrip deve ser feito por via oral. O tempo de início de ação deste medicamento é de 30 a 60 minutos após a ingestão. É indicado para o alívio dos sintomas decorrentes das gripes e resfriados, como dores de cabeça, febre e processos alérgicos.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Resposta:
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de BENEGRIP pode causar alguns efeitos indesejados, incluindo sonolência, reações alérgicas graves, e em casos raros, podem ocorrer sinais relacionados à neutropenia como febre persistente, calafrios e inflamação da garganta. A dipirona pode aumentar a tendência ao sangramento em indivíduos com deficiência de protrombina e é contraindicada para pacientes com asma, glaucoma, úlcera gastroduodenal e outras condições graves. É importante monitorar também a coloração avermelhada na urina, que não possui significado toxicológico, mas deve ser comunicada ao médico se persistir.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?