Antrofi (promestrieno) é indicado para o tratamento de alterações tróficas (distúrbios) da vulva e da vagina, causadas pela redução ou falta de estrógeno no organismo. Antrofi também é indicado para acelerar a cicatrização de lesões na vagina e colo do útero no período pós-parto normal, pós-cirurgia ou após terapias locais com agentes físicos.
Como este medicamento funciona?
Antrofi (promestrieno) exerce atividade estrogênica exclusivamente local, restaurando o trofismo das mucosas do trato genital feminino inferior. O tempo médio para início da ação do medicamento é de aproximadamente 7 dias.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve utilizar Antrofi (promestrieno) nos seguintes casos:
Se tiver hipersensibilidade (alergia) conhecida ao promestrieno ou a qualquer dos componentes da formulação;
Se estiver amamentando;
Se utiliza produtos espermicidas;
Histórico ou suspeita de câncer de mama;
Histórico ou suspeita de tumor maligno estrógeno dependente (tal como câncer endometrial);
Sangramento vaginal de causa desconhecida;
Hiperplasia endometrial (crescimento excessivamente anormal do endométrio) não tratada;
Antecedente ou quadro de tromboembolismo venoso (formação de coágulo dentro da veia);
Distúrbios trombofílicos diagnosticados;
Doença tromboembólica arterial ativa ou recente;
Doença hepática aguda;
Porfiria;
Uso por homens;
Não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de usar Antrofi (promestrieno), informe seu médico se você apresentar alguma das seguintes condições, pois ele poderá tomar alguns cuidados especiais: leiomioma (tumores fibroides uterinos), endometriose, fatores de risco para distúrbios tromboembólicos, hipertensão, distúrbios hepáticos, diabetes mellitus, colelitíase, enxaqueca, lúpus eritematoso sistêmico, histórico de hiperplasia endometrial, epilepsia e asma. Caso ocorram sintomas como icterícia, aumento significativo da pressão sanguínea, novo início de cefaleia do tipo enxaqueca ou gravidez, informe seu médico imediatamente. O uso de Antrofi não é recomendável em associação com produtos espermicidas e não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento. O acompanhamento médico é recomendável durante o tratamento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC). Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Caso observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico.
Como devo usar este medicamento?
O Antrofi (promestrieno) deve ser administrado por via intravaginal, utilizando ou não o aplicador vaginal, conforme orientação do seu médico. Para a aplicação intravaginal, deve-se aplicar o conteúdo de 1 (um) aplicador vaginal preenchido até a trava, o que equivale a 1 g de creme, uma vez ao dia durante ao menos 20 (vinte) dias consecutivos. Para a aplicação externa, aplicar quantidade suficiente do creme para cobrir a área afetada, uma a duas vezes ao dia, durante ao menos 20 (vinte) dias consecutivos, seguida de ligeira massagem para garantir melhor absorção local do creme. Pode ser necessário tratamento de manutenção.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de usar Antrofi, aplique o conteúdo de 1 (um) aplicador vaginal preenchido até a trava, que equivale a 1 g de creme, assim que lembrar. No entanto, a aplicação deve ser feita apenas uma vez ao dia e ≤não exceda a dose recomendada. Mantenha a regularidade do tratamento, aplicando por pelo menos 20 (vinte) dias consecutivos. Se houver dúvidas ou se você estiver em dúvida sobre quando e como retomar, consulte seu médico.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O Antrofi (promestrieno) pode causar efeitos indesejáveis e reações alérgicas. É contraindicado em caso de hipersensibilidade ao promestrieno ou a qualquer componente da formulação, e pode instigar condições como tromboembolismo venoso, distúrbios trombofílicos, e hipertensão. Contudo, as informações específicas sobre maus efeitos não foram detalhadas na bula.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?