• Home
  • Bulas
  • Apracur DUO com 12 Comprimidos Revestidos

Apracur DUO com 12 Comprimidos Revestidos

  • Fabricante: Cosmed Industria De Cosmeticos E Medicamentos S.a. - 61082426000207
  • Categoria: Gripe e Resfriado
  • Princípio ativo: Dipirona,Cafeina,Clorfeniramina
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Apracur ® Duo é indicado para alívio dos sintomas decorrentes das gripes e resfriados, como dores de cabeça, febre e processos alérgicos. É formado por uma associação dos seguintes componentes: dipirona (analgésico e antipirético), maleato de clorfeniramina (antialérgico) e cafeína (estimulante).

  • Como este medicamento funciona?

    Apracur ® Duo atua elevando a tolerância à dor e à febre. Desempenha atividade antialérgica nos processos gripais, descongestionando o nariz e reduzindo a coriza. Estimula o Sistema Nervoso Central suavemente, conferindo sensação de bem-estar. O tempo de início de ação deste medicamento é de 30 a 60 minutos após sua ingestão.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Este medicamento não deve ser utilizado por pacientes que apresentarem antecedentes de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. É contraindicado o uso simultâneo de Apracur ® Duo e álcool, e com medicamentos para dores de grande intensidade (morfina, codeína, meperidina). Também não deve ser ingerido com medicamentos inibidores da monoaminoxidase e outros medicamentos anti-inflamatórios (diclofenaco sódico, diclofenaco potássico, nimesulida). Pacientes com úlcera gastroduodenal não devem fazer uso deste medicamento. A dipirona não deve ser administrada em pacientes com glaucoma de ângulo fechado, nefrites crônicas, discrasias sanguíneas, asma, infecções respiratórias crônicas e quadros clínicos de grave comprometimento cardiocirculatório. É contraindicado o uso da dipirona nos três primeiros meses de gravidez e nas últimas seis semanas da gravidez. Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    A ingestão deste medicamento deve ser cuidadosa por pacientes portadores de doenças crônicas, sob rigorosa supervisão médica. Deve-se suspender a medicação e consultar imediatamente seu médico caso apareçam algum dos seguintes sinais ou sintomas que podem estar relacionados com a neutropenia: febre persistente, calafrios, inflamação da garganta, aftas. Em casos de amigdalite ou qualquer outra doença da boca ou faringe, deve-se ter cuidado redobrado. Pacientes com asma brônquica ou infecções crônicas respiratórias estão sob risco de asma ou choque pela administração da dipirona. O maleato de clorfeniramina deve ser usado com cuidado, pois pode causar sonolência. Indivíduos com problemas gástricos e aqueles que usam medicamentos que atuam no Sistema Nervoso Central devem consultar um médico. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas. Atenção: este medicamento contém corantes que podem causar reações alérgicas. Este medicamento pode causar doping.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.

  • Como devo usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    Este medicamento pode causar neutropenia, levando a sintomas como febre persistente, calafrios, inflamação da garganta e aftas. Além disso, pode ocorrer coloração avermelhada na urina durante o tratamento, mas isso não tem significado tóxico ou clínico. O uso da dipirona deve ser feito com cautela em pacientes com asma brônquica, infecções respiratórias crônicas e aqueles com hipersensibilidade a analgésicos. Pacientes com doenças crônicas devem usar o medicamento sob supervisão médica. O uso do maleato de clorfeniramina pode causar sonolência e, em casos de abuso, delírio e alucinações.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.