Apracur ® Duo é indicado para alívio dos sintomas decorrentes das gripes e resfriados, como dores de cabeça, febre e processos alérgicos. É formado por uma associação dos seguintes componentes: dipirona (analgésico e antipirético), maleato de clorfeniramina (antialérgico) e cafeína (estimulante).
Como este medicamento funciona?
Apracur ® Duo atua elevando a tolerância à dor e à febre. Desempenha atividade antialérgica nos processos gripais, descongestionando o nariz e reduzindo a coriza. Estimula o Sistema Nervoso Central, suavemente, conferindo sensação de bem-estar. O tempo de início de ação deste medicamento é de 30 a 60 minutos após sua ingestão.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento não deve ser utilizado por pacientes que apresentarem antecedentes de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. É contraindicado o uso simultâneo de Apracur® Duo e álcool, e com medicamentos para dores de grande intensidade, como morfina, codeína e meperidina. Também não deve ser ingerido com medicamentos inibidores da monoaminoxidase, que são medicamentos para tratamento da depressão e doenças com efeitos similares, como fenelzina, iproniazida, isocarboxazida, harmalina, nialamida, pargilina, selegilina, toloxatona, tranilcipromina e moclobemida. Não deve ser administrado com outros medicamentos anti-inflamatórios, como diclofenaco sódico, diclofenaco potássico e nimesulida. Pacientes com úlcera gastroduodenal não devem fazer uso deste medicamento. A dipirona não deve ser administrada em pacientes com glaucoma de ângulo fechado, nefrites crônicas, discrasias sanguíneas, asma, infecções respiratórias crônicas e quadros clínicos de grave comprometimento cardiocirculatório, que podem desenvolver choque. Em indivíduos com deficiência de protrombina, a dipirona pode agravar a tendência ao sangramento. É contraindicado
O que devo saber antes de usar este medicamento?
A ingestão deste medicamento deve ser cuidadosa por pacientes portadores de doenças crônicas, sob rigorosa supervisão médica. Deve-se suspender a medicação e consultar imediatamente seu médico caso apareçam algum dos seguintes sinais ou sintomas que podem estar relacionados com a neutropenia: febre persistente, calafrios, inflamação da garganta, aftas. Nestes casos o tratamento deve ser descontinuado e deverá ser realizado um hemograma para controlar e monitorar o caso. O uso de dipirona, em casos de amigdalite ou qualquer outra doença da boca ou faringe, deve merecer cuidado redobrado, pois esta doença preexistente pode mascarar os primeiros sintomas de angina agranulocítica, ocorrência rara, mas possível, quando se faz uso de produto que contenha dipirona. Pacientes com asma brônquica ou infecções crônicas respiratórias, especialmente quando combinadas com manifestações do tipo febre do feno, como urticária crônica, frequentes casos de conjuntivite e rinossinusites estão sob risco de asma ou choque pela administração da dipirona. O mesmo se aplica a pacientes que apresentam hipersensibilidade às bebidas alcoólicas, mesmo em pequenas quantidades. O maleato de clorfeniramina deve ser usado com cuidado, pois pode causar sonolência. A cafeína deve ser evitada por indivíduos que apresentam problemas gástricos e/ou que fazem uso de outros medicamentos com ação no Sistema Nervoso Central. Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Como devo usar este medicamento?
O uso de APRACUR DUO deve ser feito via oral. O tempo de início de ação deste medicamento é de 30 a 60 minutos após a ingestão. A ingestão deste medicamento deve ser cuidadosa por pacientes portadores de doenças crônicas, sob rigorosa supervisão médica. Deve-se suspender a medicação e consultar imediatamente o médico caso apareçam sinais relacionados à neutropenia, como febre persistente, calafrios ou inflamação da garganta.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de Apracur ® Duo pode causar alguns efeitos adversos, como sonolência, reações alérgicas devido aos corantes, e em casos raros, sintomas relacionados à neutropenia, como febre persistente, calafrios, inflamação da garganta e aftas. Pacientes com asma brônquica ou infecções respiratórias crônicas podem estar sob risco de asma ou choque. É importante observar a possibilidade de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes. Portanto, a medicação deve ser administrada sob supervisão médica, especialmente em casos de doenças crônicas.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?