Artane 5MG com 30 Comprimidos

  • Fabricante: Apsen Farmaceutica S/A - 62462015000129
  • Categoria: Controlados
  • Princípio ativo: Triexifenidil
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Este medicamento é destinado como auxiliar no tratamento de todas as formas de Doença de Parkinson e para o controle de alterações envolvendo a coordenação dos movimentos causadas por medicamentos que agem sobre o Sistema Nervoso Central, tais como dibenzoxazepinas, fenotiazinas, tioxantenos e butirofenonas.

  • Como este medicamento funciona?

    O cloridrato de triexifenidil (ARTANE) alivia a contração involuntária do músculo, pois exerce um efeito relaxante sobre a musculatura.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Você não deve utilizar ARTANE se tiver alergia ao cloridrato de triexifenidil ou a qualquer um de seus componentes ou se tiver aumento da pressão ocular.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Antes de usar ARTANE, você deve estar ciente de que a medicação pode prejudicar as habilidades necessárias para o desempenho de tarefas perigosas, como operação de máquinas ou direção de veículos motorizados. É importante ter cautela ao operar máquinas até ter certeza de que a terapia com ARTANE não está afetando suas habilidades. Devido aos efeitos sedativos, é recomendável evitar o uso de bebidas alcoólicas ou outros depressores do Sistema Nervoso Central ao tomar ARTANE. A medicação pode causar diminuição da sudorese e aumento da temperatura corporal, sendo necessário cautela em clima quente ou durante exercício, especialmente em combinação com outros medicamentos com efeitos semelhantes. Contate seu médico se apresentar alterações gastrointestinais, febre ou calor excessivo. Caso ocorra algum desarranjo gastrintestinal, ARTANE deve ser tomado com alimentos. Avaliação oftalmológica deve ser feita antes do tratamento e a pressão ocular monitorada, uma vez que o uso de ARTANE pode precipitar glaucoma. Pacientes com problemas cardíacos, renais, hepáticos, hipertensão arterial ou miastenia gravis devem ser cuidadosamente acompanhados. O uso prolongado requer monitoramento para reações desagradáveis, e deve-se ter cautela em caso de glaucoma, doença obstrutiva do trato gastrintestinal ou em idosos do sexo masculino com possível hipertrofia da próstata. Também pode ocorrer discinesia tardia em pacientes em terapia prolongada com antipsicóticos, e ARTANE não é recomendado em casos sem a presença de doença

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    ARTANE deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15 °C e 30 ºC), protegido da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    O produto ARTANE é apresentado na forma de comprimidos de 2 mg e 5 mg. O produto é de uso oral. A posologia deve ser individualizada. A dose inicial deve ser baixa e, em seguida, aumentada gradualmente, especialmente em pacientes com mais de 60 anos de idade. A ingestão de ARTANE antes ou após as refeições deve ser determinada de acordo com a reação do paciente. Pacientes pós-encefalíticos, que são, normalmente, mais suscetíveis à salivação excessiva, podem preferir o uso após a refeição e podem, além disso, requerer pequenas quantidades de atropina, que sob tais circunstâncias é, algumas vezes, um adjuvante eficaz. Se ARTANE tender a secar a boca excessivamente, deve ser tomado antes das refeições, a menos que cause náuseas.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso de ARTANE pode causar diminuição da sudorese e aumento da temperatura corporal, que podem ser graves, especialmente quando administrado concomitantemente com outros medicamentos que têm efeitos semelhantes, tontura, desmaios ou perda da consciência, além de fraqueza e incapacidade de movimentação de alguns músculos. O medicamento pode ainda causar distúrbios psiquiátricos como agitação e confusão mental, especialmente em pacientes com arteriosclerose cerebral. Também pode existir risco de dependência e abuso se administrado repetidamente. Durante o tratamento, os pacientes devem ser cuidadosamente monitorados quanto a reações desagradáveis, principalmente em uso prolongado.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    O uso deste medicamento pode causar tontura, desmaios ou perda da consciência, expondo o paciente a quedas ou acidentes. Quando administrado em doses altas ou a pacientes suscetíveis, ARTANE pode causar fraqueza e incapacidade de movimentação de alguns músculos. Se ocorrer algum desarranjo gastrintestinal, a administração da droga deve ser descontinuada por alguns dias e, em seguida, retomada com uma dosagem menor. É importante consultar um médico imediatamente.