Este produto é usado tradicionalmente para alívio de dores articulares moderadas e dor lombar baixa aguda.
Como este medicamento funciona?
Este produto atua como anti-inflamatório, antirreumático e analgésico, inibindo a síntese de prostaglandinas, que são formadas na fase irritativa do processo inflamatório.
Quando não devo usar este medicamento?
Este produto não deve ser utilizado em casos de hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes da fórmula. É contraindicado para pessoas com úlcera estomacal ou duodenal, problemas cardiovasculares, obstrução das vias biliares, cálculos biliares, gastrite e cólon irritável. Além disso, o uso é contraindicado para crianças, assim como para mulheres grávidas ou amamentando, devido à falta de estudos que garantam a segurança nessas situações.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Precauções e advertências
• Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico. • Estudos em animais revelaram que o extrato de Harpagophytum procumbens é capaz de reduzir o nível de açúcar sanguíneo. Sendo assim, recomenda-se precaução na administração deste produto por pacientes diabéticos que já façam uso de medicamentos hipoglicemiantes. • O uso concomitante deste produto com medicamentos anticoagulantes deve ser evitado, devido ao risco de aumento de sangramento. • Caso os sintomas persistam ou piorem, ou apareçam reações indesejadas não descritas na embalagem ou no folheto informativo, interrompa seu uso e procure orientação do profissional de saúde. • Se você utiliza medicamentos de uso contínuo, busque orientação de profissional de saúde antes de utilizar este produto. • Este produto não deve ser utilizado por período superior ao indicado, ou continuamente, a não ser por orientação de profissionais de saúde. • Informe ao seu profissional de saúde todas as plantas medicinais e fitoterápicos que estiver tomando. Interações podem ocorrer entre produtos e plantas medicinais e mesmo entre duas plantas medicinais quando administradas ao mesmo tempo.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade. Prazo de validade: 24 meses após a data de fabricação impressa no cartucho. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use produto com prazo de validade vencido. Para sua segurança, guarde o produto na embalagem original.
Como devo usar este medicamento?
Modo de usar Os comprimidos revestidos de liberação retard devem ser ingeridos inteiros e com quantidade suficiente de água para que possam ser deglutidos. Os produtos tradicionais fitoterápicos não devem ser administrados pelas vias injetável e oftálmica. Posologia Ingerir dois comprimidos revestidos de liberação retard, via oral, uma vez ao dia, por até 4 semanas.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso haja esquecimento da ingestão de uma dose deste produto, retomar a posologia prescrita sem a necessidade de suplementação.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Reações adversas Dores de cabeça, zumbidos, perda de apetite. Distúrbios gastrointestinais podem ocorrer em pessoas sensíveis (diarreia e flatulência), especialmente com o uso de doses elevadas. Também há relatos de sintomas de cansaço, enxaqueca, erupções cutâneas e aumento temporário da transpiração. Estudos científicos relatam a incidência desses eventos adversos em aproximadamente 10% da população. Informe ao seu profissional de saúde o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do produto.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Recomenda-se tratamento sintomático e controle das funções vitais. Em caso de uso de grande quantidade deste produto, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou folheto informativo, se possível. Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder. Não há casos de superdose relatados.