Atak Clav C 20 Cp 875 125mg

  • Fabricante: Eurofarma Laboratórios S.a. - 61190096000192
  • Categoria: Antibióticos
  • Princípio ativo: Acido Clavulanico,Amoxicilina
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Atak Clav ® (amoxicilina + clavulanato de potássio) é um antibiótico utilizado em adultos indicado para o tratamento de infecções em diferentes partes do corpo causadas por determinados tipos de bactérias.

  • Como este medicamento funciona?

    Atak Clav ® (amoxicilina + clavulanato de potássio) é um antibiótico que age eliminando as bactérias que causam infecções. O medicamento contém duas diferentes substâncias ativas denominadas amoxicilina e ácido clavulânico. A amoxicilina pertence à família das penicilinas. O ácido clavulânico pode ajudar na proteção da amoxicilina.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    A amoxicilina + clavulanato de potássio não é indicado para pacientes com alergia a betalactâmicos, como penicilinas e cefalosporinas. Este medicamento não é indicado para pacientes que já tiveram icterícia ou problemas de funcionamento do fígado associados ao uso de amoxicilina + clavulanato de potássio ou de penicilina. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Antes de iniciar o tratamento com amoxicilina + clavulanato de potássio, seu médico deve fazer uma pesquisa cuidadosa para saber se você tem ou já teve reações alérgicas a penicilinas, cefalosporinas ou outras substâncias causadoras de alergia (alérgenos). Houve relatos de reações alérgicas sérias e potencialmente fatais (incluindo reações anafiláticas, reações adversas sérias na pele e dores no peito, vômitos repetitivos) em pacientes sob tratamento com penicilina. Essas reações ocorrem com mais facilidade em pessoas que já apresentaram alergia à penicilina. O uso prolongado de amoxicilina + clavulanato de potássio pode resultar em crescimento excessivo de microrganismos não sensíveis a este medicamento. Foi relatada colite pseudomembranosa com o uso de antibióticos, que pode ter gravidade variada. O tratamento deve ser interrompido imediatamente se você apresentar diarreia prolongada ou significativa, ou sentir cólicas abdominais. O seu médico deve fazer o monitoramento apropriado caso haja prescrição de anticoagulantes orais ao mesmo tempo. É necessário ajustar a dosagem de amoxicilina + clavulanato de potássio para pacientes com problemas de funcionamento do fígado e rinhos. Durante a administração de altas doses, recomenda-se tomar grande quantidade de líquidos.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Armazenar em temperatura ambiente (de 15ºC a 30ºC). Proteger da umidade. Não deve ser tomado após o fim do prazo de validade descrito na embalagem. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    Os comprimidos devem ser engolidos inteiros, sem mastigar. Se necessário, podem ser partidos pela metade e engolidos, mas não mastigados. Para reduzir o desconforto gastrintestinal, tome os comprimidos no início da refeição. A posologia recomendada é de um comprimido de Atak Clav (amoxicilina + clavulanato de potássio) duas vezes ao dia. A duração do tratamento deve ser apropriada para a indicação e não deve exceder 14 dias sem revisão médica. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamentoEste medicamento não deve ser mastigado. 

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você esquecer uma dose, tome-a assim que se lembrar, mas continue com o horário normal das demais. Só não tome duas doses com intervalo menor que 4 horas.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso de ATAK CLAV pode causar reações alérgicas sérias e potencialmente fatais, incluindo reações anafiláticas e reações adversas na pele. Há possibilidade de ocorrer colite pseudomembranosa, que é uma inflamação no cólon, e isso pode se manifestar através de diarreia prolongada ou significativa e cólicas abdominais. O uso prolongado do medicamento pode resultar em crescimento excessivo de microrganismos não sensíveis ao tratamento. Também é importante monitorar a função hepática e renal, pois pode ser necessário ajustar a dosagem em casos de insuficiência hepática ou insuficiência renal.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de ATAK CLAV (amoxicilina + clavulanato de potássio), é recomendável que se tome uma grande quantidade de líquidos para evitar cristalúria (formação de cristais na urina), que pode estar relacionada ao uso da amoxicilina.

    É pouco provável que ocorram problemas em caso de superdosagem de amoxicilina + clavulanato de potássio. Se houver efeitos gastrintestinais evidentes, como enjoo, vômito e diarreia, procure seu médico para que os sintomas sejam tratados. A amoxicilina + clavulanato de potássio pode ser removido da circulação por hemodiálise.