Atrovent Solucao 20ml

  • Fabricante: Boehringer Ingelheim Do Brasil Química E Farmacêutica Ltda. - 60831658000177
  • Categoria: Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
  • Princípio ativo: Ipratropio
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    ATROVENT solução para nebulização é indicado para o tratamento de manutenção do broncoespasmo (falta de ar repentina) associado à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que inclui bronquite crônica e enfisema. Este medicamento também pode ser utilizado junto com medicamentos como fenoterol no tratamento do broncoespasmo agudo relacionado com a asma e a DPOC.

  • Como este medicamento funciona?

    ATROVENT atua como broncodilatador (dilata os canais das vias respiratórias, facilitando e aumentando a passagem de ar). O efeito inicia-se em poucos minutos após a inalação, mais comumente entre 3 e 30 minutos, e dura, em média, de 5 a 6 horas.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Você não deve usar ATROVENT se tiver alergia a atropina ou seus derivados (tais como o brometo de ipratrópio), ou a qualquer dos componentes da fórmula.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Podem acontecer reações alérgicas (hipersensibilidade) após a inalação de ATROVENT, como urticária (elevação avermelhada na pele com coceira), inchaço da boca, lábios, língua e garganta, erupção da pele (manchas vermelhas na pele com descamação e coceira), falta de ar e reação alérgica grave (anafilaxia). Tal como acontece com outros medicamentos inalatórios, ATROVENT pode causar uma reação chamada broncoespasmo paradoxal que causa contração das vias respiratórias, levando à falta de ar repentina, e pode ser fatal. Se ocorrer broncoespasmo paradoxal, seu médico avaliará a descontinuação de ATROVENT e substituição por uma terapia alternativa. Se você tiver predisposição a glaucoma de ângulo fechado (aumento da pressão dentro dos olhos), deve ter cautela no uso de ATROVENT. Recomenda-se que a solução nebulizada seja administrada através de um bocal. Se uma máscara para nebulização for utilizada, esta deve se ajustar apropriadamente. Caso você tenha predisposição a glaucoma, deve proteger os olhos ao inalar o medicamento. ATROVENT deve ser usado com cuidado se você tiver doenças do trato urinário como obstrução do colo da bexiga ou aumento da próstata. Se você tiver fibrose cística, pode estar mais sujeito a problemas com o funcionamento do intestino com o uso de ATROVENT. Durante o tratamento com ATROVENT, podem ocorrer efeitos indesejáveis como tonturas, dificuldade

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Armazenar em temperatura ambiente (de 15 ºC e 30 ºC). Proteger da luz. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    Antes de usar o medicamento, leia as instruções a seguir, confirme a dose a ser administrada e o nome do medicamento no frasco. ATROVENT solução (gotas) deve ser administrado por inalação, após diluição. As instruções de uso devem ser cuidadosamente lidas para garantir o uso correto do medicamento. O frasco de ATROVENT vem com um moderno gotejador fácil de usar: rompa o lacre da tampa e vire o frasco na posição vertical. Para começar o gotejamento, bata levemente com o dedo no fundo do frasco e deixe gotejar a quantidade desejada. Dilua a dose recomendada em solução fisiológica até um volume final de 3 - 4 mL. A solução deve ser nebulizada e inalada até ser totalmente consumida. Para isso, use aparelhos de nebulização disponíveis no mercado. Em casos em que há oxigênio instalado, pode ser usado um fluxo de 6 a 8 litros/minuto, ou a critério médico. A solução sempre deve ser diluída antes de cada utilização e a quantidade restante deve ser descartada. A dose pode depender do modo de inalação e da qualidade do nebulizador, e a duração da inalação pode ser controlada com o volume da diluição. Não misture ATROVENT solução para nebulização com cromoglicato dissódico no mesmo nebulizador. Você deve seguir a dose receitada pelo seu médico, não ultrapassando a dose diária recomendada.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    Podem acontecer reações alérgicas (hipersensibilidade) após a inalação de ATROVENT, como urticária (elevação avermelhada na pele com coceira), inchaço da boca, lábios, língua e garganta, erupção da pele (manchas vermelhas na pele com descamação e coceira), falta de ar e reação alérgica grave (anafilaxia). Tal como acontece com outros medicamentos inalatórios, ATROVENT pode causar uma reação chamada broncoespasmo paradoxal que causa contração das vias respiratórias, levando à falta de ar repentina, e pode ser fatal. Durante o tratamento com ATROVENT, podem ocorrer efeitos indesejáveis como tonturas, dificuldade para adaptar a vista para ver de perto/longe, dilatação da pupila e visão embaçada. Também pode causar chiado no peito e dificuldades para respirar, especialmente em pacientes com asma. Este medicamento pode causar broncoconstrição em alguns pacientes sensíveis com hiper-reatividade das vias respiratórias.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de ATROVENT, pode ocorrer broncoespasmo paradoxal, que causa contração das vias respiratórias e pode levar à falta de ar repentina. O médico deverá avaliar a situação, podendo ser necessário descontinuar o uso de ATROVENT e substituir por uma terapia alternativa. É importante seguir cuidadosamente as instruções de uso e não exceder a dose diária recomendada.