A azitromicina é indicada no tratamento de infecções causadas por bactérias sensíveis à azitromicina; em infecções do trato respiratório inferior (brônquios e pulmões) e superior (nariz, faringe, laringe e traqueia), incluindo sinusite, faringite e amigdalite; infecções da pele e tecidos moles (músculos, tendões, gorduras); em otite média aguda; e em doenças sexualmente transmissíveis não complicadas, como clamídia e gonorreia. Também é indicada no tratamento de cancro devida a Haemophilus ducreyi.
Como este medicamento funciona?
A azitromicina é um antibiótico que age impedindo que as bactérias sensíveis à azitromicina produzam proteínas, que são a base do seu crescimento e reprodução. Seu pico de ação é após 2 a 3 horas da administração por via oral de azitromicina.
Quando não devo usar este medicamento?
A azitromicina não deve ser usada se você tem história de hipersensibilidade (reações alérgicas) à azitromicina, eritromicina, a qualquer antibiótico macrolídeo, cetólido ou a qualquer componente da fórmula. Este medicamento não deve ser utilizado por pessoas com síndrome de má absorção de glicose-galactose, insuficiência de sacarose-isomaltase e não deve ser usado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
A azitromicina não deve ser usada se você tem história de hipersensibilidade (reações alérgicas) à azitromicina, eritromicina, a qualquer antibiótico macrólido, cetólido ou a qualquer componente da fórmula. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má absorção de glicose-galactose e por mulheres grávidas sem orientação médica. Além disso, não deve ser utilizado por pessoas com insuficiência de sacarose-isomaltase, e devido à presença de açúcar, não é indicado para pacientes com intolerância à frutose, má absorção de glicose-galactose ou deficiência de sacarase-isomaltase. Deve-se ter cuidado em caso de problemas graves de fígado, e o uso deve ser interrompido se ocorrerem sinais de hepatite. Informe ao seu médico se você estiver fazendo uso de algum outro medicamento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de usar a azitromicina, administre a dose assim que lembrar. Caso já esteja próximo do horário da próxima dose, não utilize a dose esquecida, apenas continue com o esquema regular. Não duplique a dose para compensar a esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Com o uso de azitromicina, você pode desenvolver reações alérgicas graves, como angioedema e anafilaxia, que são raras, mas potencialmente fatais, além de reações dermatológicas incluindo a Síndrome de Steven-Johnson e necrólise epidérmica tóxica. Também foram relatados alterações da função hepática, como hepatite, icterícia colestática, necrose hepática e insuficiência hepática, que podem resultar em morte. É importante descontinuar o uso imediatamente se ocorrerem sintomas relacionados a hepatite. Além disso, pode ocorrer diarreia associada a C. difficile após o uso de agentes antibacterianos, incluindo a azitromicina.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?