Azukon Mr 30mg com 60 Comprimidos

  • Fabricante: Torrent Do Brasil Ltda - 33078528000132
  • Categoria: Diabetes
  • Princípio ativo: Gliclazida
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    AZUKON ® MR é um medicamento que reduz os níveis sanguíneos de açúcar (agente antidiabético oral da classe das sulfonilúrias). AZUKON ® MR é destinado ao tratamento de diabetes tipo 2 (tipo de diabetes, no qual o paciente não necessita fazer uso de insulina), diabetes no paciente obeso, diabetes em paciente idoso e diabetes em pacientes com complicações vasculares.

  • Como este medicamento funciona?

    AZUKON ® MR estimula o pâncreas a liberar insulina no momento certo e na quantidade certa, controlando as taxas de açúcar no sangue. Ele é um medicamento que reduz os níveis sanguíneos de açúcar e é indicado para o tratamento de diabetes tipo 2. Além disso, opõe-se à evolução de complicações vasculares associadas ao diabetes. O início de ação pode ser notado em 2 semanas de tratamento.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    AZUKON MR está contraindicado nos seguintes casos: alérgico (possui hipersensibilidade) à gliclazida, qualquer outro componente da fórmula do AZUKON MR, outros medicamentos da mesma classe (sulfonilureias) ou outros medicamentos relacionados (sulfamidas hipoglicemiantes); apresenta diabetes tipo 1; apresenta corpos cetônicos ou açúcar na urina, indicando diabetes com cetoacidose, em pré-coma ou coma diabético; apresenta doença renal ou hepática grave; em uso de medicamentos para tratamento de infecções fúngicas (ex.: miconazol); durante a amamentação. Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos. Este medicamento é contraindicado durante o aleitamento ou doação de leite, pois pode ser excretado no leite humano e causar reações indesejáveis no bebê. Seu médico ou cirurgião-dentista deve apresentar alternativas para o seu tratamento ou para a alimentação do bebê. Uso contraindicado no aleitamento ou na doação de leite humano. 

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Você deve seguir o tratamento prescrito pelo seu médico para alcançar os níveis de açúcar sanguíneos normais. Isso significa que além de fazer o tratamento regularmente, você deve seguir uma dieta, se exercitar e, se necessário, perder peso. Durante o tratamento com AZUKON ® MR, seu nível de açúcar sanguíneo (e possivelmente na urina) e também sua hemoglobina glicada (HbA1c) devem ser regularmente monitorados. Nas primeiras semanas de tratamento, o risco de hipoglicemia (níveis de açúcar sanguíneos baixos) pode aumentar. Nesses casos, um controle médico rigoroso é necessário. A hipoglicemia pode ocorrer nos seguintes casos: se você não faz as refeições em intervalos regulares ou pula refeições; se você faz jejum; se você for desnutrido; se você mudar sua dieta; se você aumentar sua atividade física e sua ingestão de carboidratos não compensar este aumento; se você beber álcool, especialmente se você pula refeições; se você toma outros medicamentos ou medicamentos naturais ao mesmo tempo; se você toma uma dose muito alta de gliclazida; se você sofre de alguma desordem hormonal especial; se sua função renal ou hepática estiver severamente reduzida. Os sintomas de hipoglicemia podem incluir dor de cabeça, fome intensa, náuseas, vômitos, fadiga, entre outros. É importante sempre ter com você algum alimento que contenha açúcar. O tratamento com AZUKON ® MR não é recomendado durante a gravidez e amamentação. Entre em contato com seu médico ou farmacêutico antes de usar qualquer medicamento.Atenção: Contém lactose.  Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose. 

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Armazenar em temperatura ambiente (de 15ºC a 30° C). Proteger da luz. 

  • Como devo usar este medicamento?

    Uso oral.   Tome o(s) seu(s) comprimido(s) inteiro(s) de uma vez.   Os comprimidos de AZUKON® MR devem ser tomados com um copo de água no horário do café da manhã (e preferencialmente todos os dias no mesmo horário).   A administração do seu(s) comprimido(s) deve ser sempre seguida por uma refeição. Você deve seguir o tratamento prescrito pelo seu médico para alcançar os níveis de açúcar sanguíneo normais. Isso significa que, além de fazer o tratamento regularmente, você deve seguir uma dieta, se exercitar e, se necessário, perder peso. Durante o tratamento com AZUKON ® MR, seu nível de açúcar sanguíneo (e possivelmente na urina) e também sua hemoglobina glicada (HbA1c) devem ser regularmente monitorados. Nas primeiras semanas de tratamento, o risco de hipoglicemia (níveis de açúcar sanguíneo baixos) pode aumentar. Nesses casos, um controle médico rigoroso é necessário. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado. 

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    É importante que você tome seu medicamento regularmente todos os dias para que o tratamento funcione melhor. Contudo, se você esqueceu de tomar uma dose de AZUKON® MR, tome a dose seguinte no horário habitual. A dose esquecida não deve ser compensada. 

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso de AZUKON MR pode levar a hipoglicemia, que pode ocorrer em diversas situações, como: não fazer refeições em intervalos regulares, jejum, desnutrição, mudança na dieta, aumento da atividade física, consumo de álcool, uso de outros medicamentos, administração de dose muito alta de gliclazida, ou se a função renal ou hepática estiver severamente reduzida. Os sintomas de hipoglicemia incluem: dor de cabeça, fome intensa, náuseas, vômitos, fadiga, distúrbios do sono, agitação, falta de concentração, e outros sintomas como sudorese e batimentos cardíacos acelerados. Além disso, o medicamento é contraindicado em caso de hipersensibilidade à gliclazida ou a outros componentes, diabetes tipo 1, doenças renais ou hepáticas graves, e durante a amamentaçãoFígado: pode causar alterações na função hepática, levando a icterícia (pele e olhos amarelados). Os sintomas geralmente desaparecem ao interromper o tratamento. Pele: podem ocorrer reações como vermelhidão, coceira, urticária, bolhas, angioedema (inchaço rápido que pode dificultar a respiração) e, raramente, reações graves como DRESS. Sangue: pode haver redução de plaquetas, glóbulos brancos ou vermelhos, causando palidez, febre, dor de garganta, sangramentos ou hematomas. Digestivo: dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia, constipação e indigestão. Esses efeitos reduzem se o medicamento for tomado com refeições. Visão: alterações visuais transitórias no início do tratamento devido à variação da glicemia. Outros (sulfonilureias em geral): casos raros de inflamação nos vasos sanguíneos, hiponatremia, icterícia e até insuficiência hepática grave.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Se você tomar muitos comprimidos, entre imediatamente em contato com seu médico ou os serviços de emergência do hospital mais próximo. Os sinais de overdose são os de baixa de açúcar no sangue (hipoglicemia). A administração de uma dose excessiva resulta em hipoglicemia que deve ser tratada imediatamente com a administração de açúcar (4 a 6 torrões de açúcar) ou uma bebida adocicada e seguida de um lanche ou refeição substancial. Se o paciente estiver inconsciente, imediatamente informe um médico e ligue para os serviços de emergência. A mesma precaução deve ser tomada se alguém, por exemplo, uma criança, tomar acidentalmente o medicamento. Não dê alimentos ou bebidas para um paciente inconsciente. Tenha certeza que sempre existe uma pessoa informada presente que possa chamar um médico em caso de emergência.