BENATUX ® xarope é indicado como tratamento adjuvante (auxiliar) nos quadros de afecções das vias aéreas superiores como tosse, irritação da garganta, faringite e rinites alérgicas.
Como este medicamento funciona?
BENATUX ® xarope associa em sua fórmula cloridrato de difenidramina, que possui uma ação antialérgica, e duas substâncias expectorantes, o cloreto de amônio e o citrato de sódio.
Quando não devo usar este medicamento?
BENATUX xarope é contraindicado a pacientes que apresentam hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula ou a outros anti-histamínicos. Também é contraindicado a pacientes que apresentam deficiência da função hepática ou renal, pacientes com glaucoma de ângulo agudo e hipertrofia prostática. O uso concomitante de BENATUX com tranquilizantes, sedativos hipnóticos, outros fármacos anticolinérgicos e/ou inibidores da MAO é contraindicado. Além disso, é contraindicado em situações que exijam grande atenção mental, como a condução de veículos ou a operação de máquinas pesadas. BENATUX é contraindicado a mulheres que estejam amamentando, principalmente recém-nascidos e prematuros, devido ao risco do efeito anti-histamínico nas crianças. Este medicamento é contraindicado para menores de 2 anos. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Pacientes portadores de insuficiência cardíaca congestiva, edema pulmonar, edema periférico e insuficiência renal crônica podem apresentar descompensação do quadro clínico por ingestão de citrato de sódio. BENATUX deve ser utilizado com precaução por pacientes com insuficiência hepática e insuficiência renal, pois poderá induzir sedação indesejável e/ou provocar retenção urinária. Este medicamento é contraindicado para menores de 2 anos. Alguns pacientes podem apresentar sonolência durante o tratamento com anti-histamínicos. Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas. A segurança para uso durante a gravidez não foi estabelecida. BENATUX deve ser utilizado apenas quando o potencial benefício superar o risco potencial para o feto. A difenidramina atravessa a placenta e não deve ser utilizado durante o terceiro trimestre de gravidez; recém-nascidos e bebês prematuros podem ter reações graves como, por exemplo, convulsões. Este medicamento é contraindicado durante a lactação. O cloridrato de difenidramina é excretado no leite materno e devido ao potencial de ocorrência de reações adversas em lactentes, principalmente recém-nascidos e prematuros, mulheres utilizando BENATUX não devem amamentar. É muito importante informar a um médico caso esteja utilizando outros medicamentos antes do início ou durante o tratamento com BENATUX.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
BENATUX ® xarope deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). Proteger da luz. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Adultos: 5 a 10 mL a cada 2 ou 3 horas. Crianças maiores de 2 anos: 2,5 a 5 mL a cada 3 horas. Anti-histamínicos comumente causam tonturas, sedação excessiva, síncope, estado tóxico confuso e hipotensão em pacientes idosos. Pode ser necessária a redução da dose nestes pacientes. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de tomar uma dose do medicamento, faça - o assim que se lembrar, no caso de ainda haver necessidade. Caso já esteja próximo do horário da próxima dose, desconsidere a dose esquecida e continue com a administração normalmente. Não tome o dobro da dose para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
BENATUX xarope é contraindicado a pacientes que apresentam hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula ou a outros anti-histamínicos. É também contraindicado a pacientes com deficiência da função hepática ou renal, com glaucoma de ângulo agudo e hipertrofia prostática. O uso concomitante com tranquilizantes, sedativos hipnóticos, outros fármacos anticolinérgicos e/ou inibidores da MAO é contraindicado. Durante o tratamento, o paciente pode apresentar sonolência, não devendo dirigir ou operar máquinas, e deve-se ter cautela em caso de insuficiência cardíaca congestiva e edema pulmonar. O medicamento contém benzoato de sódio e pode causar reações alérgicas, como asma, especialmente em alérgicos ao ácido acetilsalicílico, além do corante vermelho de ponceau que pode causar reações alérgicas.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O uso excessivo de BENATUX pode causar sonolência excessiva, síncope, estado tóxico confuso e hipotensão. É importante procurar um médico imediatamente em caso de overdose, especialmente se houver sintomas graves. Utilize este medicamento apenas sob orientação médica, e siga sempre as orientações de dosagem.