BEROTEC é indicado para o tratamento dos sintomas relacionados à crise aguda de asma (falta de ar) e de outras doenças que se caracterizam por um estreitamento reversível das vias respiratórias, como bronquite obstrutiva crônica. BEROTEC é indicado também para a prevenção da asma provocada por exercícios.
Como este medicamento funciona?
BEROTEC dilata as vias respiratórias estreitadas em casos de crise de asma (falta de ar) ou de outras doenças respiratórias com a mesma característica, agindo nos músculos presentes nessa região, por estimulação dos receptores. BEROTEC age em poucos minutos e seu efeito dura de 3 a 5 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve usar BEROTEC se tiver cardiomiopatia obstrutiva hipertrófica (desenvolvimento excessivo de uma área do coração que prejudica seu funcionamento normal); taquiarritmia (ritmo acelerado do coração); alergia ao bromidrato de fenoterol e/ou a qualquer outro componente da fórmula.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Se você tiver tido infarto do miocárdio recentemente, tiver diabetes mellitus não controlado, alterações cardíacas ou vasculares graves, hipertireoidismo ou feocromocitoma, seu médico deverá avaliar os riscos e benefícios do tratamento com BEROTEC, principalmente se forem necessárias as maiores doses recomendadas. Assim como acontece com outros medicamentos inalatórios, BEROTEC pode causar broncoespasmo paradoxal, que leva à falta de ar repentina. Se isso ocorrer, procure seu médico para avaliar a descontinuação do medicamento. Também é importante estar atento a possíveis reações no coração e vasos sanguíneos, especialmente se você tiver problema cardíaco grave ou outros sintomas de agravamento da doença cardíaca. Além disso, se você tiver uma alteração no coração chamada síndrome congênita de prolongamento do intervalo QT, não deve usar este medicamento, pois pode provocar alterações do ritmo do coração. Informe seu médico se você tiver bradicardia, insuficiência cardíaca ou se estiver usando outros medicamentos que possam interagir negativamente.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 ºC a 30 ºC). O frasco do inalador está sob pressão e não deve de maneira alguma ser aberto à força, perfurado nem exposto a temperaturas acima de 50 ºC. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Como devo usar este medicamento?
BEROTEC deve ser utilizado por meio de inalação oral. Cada vez que você pressiona o inalador, ele libera uma dose (puff) do medicamento. É indicado para o tratamento dos sintomas relacionados à crise aguda de asma e outras doenças que causam estreitamento reversível das vias respiratórias, como bronquite obstrutiva crônica. Ele também pode ser utilizado para a prevenção da asma provocada por exercícios. O uso deve ser conforme a necessidade, evitando aumentar a dose além da recomendada. Caso ocorra falta de ar repentina ou piora rápida, deve-se procurar imediatamente assistência médica.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você esquecer de usar BEROTEC, não há informações específicas na bula sobre o que fazer quando isso acontecer. Em caso de dúvida ou de uma situação crítica como falta de ar, procure imediatamente assistência médica.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento BEROTEC pode causar broncoespasmo paradoxal, que resulta na contração das vias respiratórias e pode levar à falta de ar repentina, sendo potencialmente fatal. Também pode causar reações no coração e nos vasos sanguíneos, além de relatos de falta de sangue no coração. É importante ressaltar o aumento do risco de alterações cardíacas graves, como morte súbita, especialmente em pacientes com condições cardíacas. O uso de BEROTEC pode provocar diminuição da quantidade de potássio no sangue e está contraindicado em pacientes com síndrome congênita de prolongamento do intervalo QT ou episódios prévios de ritmo cardíaco anormal.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O uso constante de quantidades aumentadas de BEROTEC pode significar que sua doença não está adequadamente controlada. Neste caso, procure seu médico. Se você tiver falta de ar repentina ou piora rápida da falta de ar, procure imediatamente assistência médica. O aumento da dose pode ser perigoso.