BHENA é utilizado principalmente para o tratamento da pressão alta. BHENA pode também ser utilizado em outras condições (por exemplo, doenças dos rins), conforme orientação do seu médico.
Como este medicamento funciona?
BHENA é um inibidor da enzima conversora de angiotensina (ECA) utilizado para tratamento da hipertensão arterial (pressão alta) e da insuficiência renal crônica progressiva. Na maioria dos pacientes, a atividade anti-hipertensiva se inicia aproximadamente 1 hora após a administração de uma dose oral única, e a redução máxima da pressão arterial é alcançada dentro de 2 a 4 horas. O medicamento ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, diminuindo assim a pressão arterial.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado para uso por: paciente alérgico (hipersensível) ao BHENA ou a qualquer outro componente de BHENA; paciente que tem reações não usuais ou alérgicas associadas aos inibidores da ECA; paciente que tem ou teve anteriormente uma situação envolvendo rouquidão, inchaço no rosto, nos lábios, nas mãos, ou pés, ou dificuldade repentina de respirar; paciente grávida ou que pretende ficar grávida; paciente que tem alto nível de açúcar no sangue ou se você tem diabetes tipo 2 (também conhecido como diabetes mellitus não - insulino dependente) enquanto estiver tomando um medicamento que diminui a pressão arterial chamado alisquireno; pacientes que tomam outros medicamentos contendo inibidor da neprilisina isolado ou em combinação (por exemplo: sacubitril/valsartana); Crianças menores que 6 anos; Paciente com histórico de angioedema não induzido por inibidores da ECA; BHENA é contraindicado para crianças portadoras de lesão de artéria renal unilateral / bilateral ou lesão estenótica em rim único. Se qualquer uma dessas condições se aplicar a você, fale com o seu médico antes de tomar BHENA.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Para usar BHENA, é importante seguir cuidadosamente as instruções do médico, pois podem ser diferentes das informações gerais na bula. Cuidados especiais devem ser tomados se você apresentar inchaço, especialmente na face e garganta, se tiver doença renal grave, distúrbio de valva do coração, se estiver próximo de ser operado ou se sofrer de vômito e diarreia. Também deve-se ter cuidado se estiver em tratamento para hiperpotassemia, se tiver diabetes, ou alguma doença vascular do colágeno. É necessário informar ao médico se você estiver fazendo uso de outros medicamentos que diminuem a pressão arterial. BHENA não deve ser utilizado por grávidas ou por mulheres que estão amamentando, pois pode causar danos ao feto e é excretado no leite materno, podendo causar reações indesejadas no bebê. Sempre converse com seu médico sobre dúvidas ou acerca de seu tratamento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O medicamento BHENA deve ser utilizado por via oral, sendo indicado para adultos e pediátricos acima de 6 anos. É importante seguir as orientações do seu médico, pois as instruções podem ser diferentes das informações gerais contidas nesta bula. O tratamento pode ser utilizado para o tratamento da pressão alta e em outras condições, conforme a recomendação médica. Vale ressaltar que BHENA pode causar tontura, sendo recomendável evitar atividades que exijam concentração logo após a administração.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento BHENA pode causar reações não usuais ou alérgicas associadas aos inibidores da ECA, como rouquidão, inchaço no rosto, lábios, mãos ou pés, ou dificuldade repentina de respirar. É contraindicado para pacientes com hipersensibilidade ao BHENA ou a qualquer um de seus componentes. O uso de BHENA durante a gravid ez pode causar danos sérios ao feto e não deve ser utilizado sem orientação médica. Adicionalmente, pode ocorrer tontura e afetar a concentração, o que pode impactar atividades que exijam atenção.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?