Bio-vagin ® (benzoilmetronidazol + nistatina + cloreto de benzalcônio) é destinado ao tratamento de corrimentos e infecções genitais. É eficaz contra infecções causadas por Gardnerella vaginalis, Candida albicans e Trichomonas vaginalis, que são os principais agentes responsáveis por uma série de corrimentos genitais, como a candidíase, vaginoses bacterianas e a tricomoniase.
Como este medicamento funciona?
Bio - vagin ® (benzoilmetronidazol + nistatina + cloreto de benzalcônio) apresenta em sua formulação uma associação de agentes específicos de ampla e comprovada eficácia contra infecções causadas por Gardnerella vaginalis, Candida albicans e Trichomonas vaginalis, que são os principais agentes responsáveis por uma série de correções e infecções genitais, como a candidíase, vaginoze bacteriana e tricomoniase.
Quando não devo usar este medicamento?
Bio - vagin ® (benzoilmetronidazol + nistatina + cloreto de benzalcônio) é contraindicado em pacientes que apresentam hipersensibilidade a quaisquer dos componentes de sua fórmula. Este medicamento está contraindicado em pacientes que fazem ou fizeram uso de álcool ou preparações que contenham propilenoglicol até 3 dias antes da administração do medicamento. Bio - vagin ® também está contraindicado em pacientes que fazem ou fizeram uso de dissulfiram até duas semanas que antecederam o uso da medicação. Este medicamento é contraindicado para uso por gestantes no primeiro trimestre de gestação.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Este medicamento deve ser aplicado apenas por via vaginal. Não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. O uso do medicamento no período da lactação depende da avaliação e acompanhamento do seu médico ou cirurgião-dentista. O uso de bebidas alcoólicas e medicamentos que contenham álcool e propilenoglicol na sua formulação não deve ser feito durante e até 3 dias após o uso de Bio - vagin, pois pode causar sintomas como cólicas abdominais, náuseas, vômitos, dores de cabeça e vermelhidão facial. Também é contraindicado para pacientes que fizeram ou fazem uso de dissulfiram até duas semanas antes do uso do medicamento, pois isso pode gerar sintomas psicóticos e confusão mental. Caso o paciente utilize anticoagulante oral à base de varfarina, pode haver aumento do efeito anticoagulante. O uso de lítio com Bio - vagin pode gerar sintomas de toxicidade. Cremes vaginais que contenham nistatina podem danificar preservativos de látex. Deve-se evitar o contato entre o preservativo ou diafragma de borracha e o medicamento, pois a nistatina pode danificar a borracha, o que pode fazer com que a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis não sejam evitadas. O tratamento deve ser mantido até o final do tempo prescrito pelo profissional de saúde, mesmo que os sinais da infecção desapareçam.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
O Bio - vagin deve ser armazenado em temperatura ambiente (de 15°C a 30°C), protegido da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original e não utilize medicamento com o prazo de validade vencido. Mantenha fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Para usar o medicamento BIO - VAGIN, introduzir um aplicador cheio (4 g) profundamente na vagina, durante 10 dias consecutivos. É importante realizar o procedimento à noite, e a bisnaga deve ser hermeticamente lacrada. Lave as mãos antes e após o uso, evitando o contato direto das mãos com o local de aplicação.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento BIO - VAGIN (benzoilmetronidazol + nistatina + cloreto de benzalcônio) pode causar hipersensibilidade a qualquer dos componentes da fórmula. O uso concomitante com álcool ou preparações que contenham propileno glicol pode resultar em cólicas abdominais, náuseas, vômitos, dores de cabeça e vermelhidão facial. Quando utilizado em conjunto ou até duas semanas após o uso de dissulfiram, pode causar sintomas psicóticos e confusão mental. Em caso de uso de anticoagulantes como varfarina, pode haver um aumento do efeito anticoagulante. Por fim, o uso de lítio pode levar a sintomas de toxicidade como fraqueza, diarreia, confusão mental e vômitos.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?