Busonid é indicado para pacientes com rinites não alérgicas, alérgicas perenes e alérgicas sazonais, tratamento de pólipo nasal e prevenção de pólipo nasal após polipectomia (extração do pólipo).
Como este medicamento funciona?
A budesonida é um glicocorticosteroide com grande efeito anti-inflamatório local. Busonid reduz e previne a inflamação e o inchaço da mucosa do nariz causados por alergias. O medicamento promove alívio inicial dos sintomas em 7 a 12 horas, mas o benefício máximo pode não ser alcançado antes de 1 a 2 semanas ou mais após o início do tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Busonid não deve ser usado por pacientes com alergia à budesonida ou a qualquer componente da fórmula.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O uso de doses excessivas por longos períodos pode levar ao aparecimento de efeitos sistêmicos de corticosteroides nasais, como síndrome de Cushing (hipercorticismo), desenvolvimento de características cushinoides, supressão adrenal, retardo do crescimento em crianças e adolescentes, catarata, glaucoma e, mais raramente, efeitos psicológicos e comportamentais (principalmente em crianças). Os efeitos em longo prazo de Busonid em crianças não são totalmente conhecidos, e estes pacientes devem ser acompanhados de perto por um médico durante o tratamento. Este produto pode reduzir a taxa de crescimento em crianças quando utilizados em combinação com outros esteroides.
Consulte um médico antes de usar este medicamento se você está fazendo uso de algum outro medicamento esteroidal para condições como asma, alergias ou erupções cutâneas. Consulte um médico antes de usar se você foi diagnosticado com glaucoma, catarata, ou tem alguma infecção ocular ou diabetes (este medicamento contém glicose). Interrompa o uso e consulte um médico se notar alguma alteração na visão.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ºC). Proteger da luz. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
Como devo usar este medicamento?
A dose deve ser individualizada e titulada para a menor dose necessária para a manutenção do controle dos sintomas. Para rinites, adultos e crianças a partir de 6 anos devem utilizar até 256 mcg/dia (2 aplicações de 64 mcg em cada narina ou 4 aplicações de 32 mcg em cada narina). A dose diária de 256 mcg/dia pode ser administrada apenas uma vez ao dia ou dividida em duas administrações. Para tratamento ou prevenção de pólipos nasais, segue-se o mesmo esquema de dosagem. O modo de usar envolve lavar as narinas, agitar o frasco, assegurar a posição correta ao aplicar e respirar fundo após a administração.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar BUSONID, utilize a dose assim que lembrar. Se estiver próximo do horário da próxima dose, não utilize a dose esquecida, apenas prossiga com o esquema habitual. Não utilize uma dose dupla para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de doses excessivas por longos períodos pode levar ao aparecimento de efeitos sistêmicos de corticosteroides nasais, como sindrome de Cushing (hipercorticismo), desenvolvimento de características cushingoides, supressão adrenal, retardo do crescimento em crianças e adolescentes, catarata, glaucoma, e mais raramente efeitos psicológicos e comportamentais (principalmente em crianças). Este medicamento pode reduzir a taxa de crescimento em crianças quando utilizado em combinação com outros esteroides. Interrompa o uso e consulte um médico se notar alguma alteração na visão ou se apresentar sangramentos nasais severos ou frequentes.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O uso de doses excessivas por longos períodos pode levar ao aparecimento de efeitos sistêmicos de corticosteroides nasais, como síndrome de Cushing, supressão adrenal, retardo do crescimento em crianças e adolescentes, catarata, glaucoma, e mais raramente efeitos psicológicos e comportamentais. É recomendável interromper o uso e consultar um médico se ocorrerem tais efeitos.